Oito jovens do Concelho de Mesão Frio participaram no passado fim-de-semana, de 28 de Abril a 1 de Maio, num intercâmbio juvenil que surgiu no âmbito de um projecto do programa “Juventude em Acção” da União Europeia. O projecto, apelidado Radares Juvenis, coloca jovens de Mesão Frio, Lugo (Espanha) e Alessandria (Itália) em contacto permanente.
A Associação Juvenil, Cultural e Desportiva de Vila Marim, a convite pela Consejería de Juventud do Ayuntamiento de Lugo integra um projecto europeu do Programa da União Europeia «Juventude em Acção», que junta os concelhos de Mesão Frio, Lugo (Espanha) e Alessandria (Itália). Integram ainda este projecto europeu a Câmara Municipal de Mesão Frio, o Ayuntamiento de Lugo e a Comuna de Alessandria. O objectivo principal deste projecto consiste em constituir uma via de comunicação contínua e interactiva entre os jovens da cidade e a administração local. Os “Radaes Juvenis” pretendem actuar como um "radar" entre os seus companheiros, compilando informação sobre os seus interesses e necessidades, e transmitindo a oferta de actividades juvenis para a Câmara Municipal e desta para o sector juvenil do Concelho. Além disso, com este projecto pretende potenciar-se a participação da juventude na vida democrática, para o qual se fomentará o seu envolvimento nos projectos juvenis de cada uma das cidades participantes.
O arranque das actividades do projecto “Radares Juvenis” deu-se, concretamente, no passado dia 28 de Abril, em Lugo, onde os “radares” dos três países se juntaram para partilhar experiências e perceber como funciona este projecto em Lugo. No dia 29 de Abril, visitaram o Instituto Nosa Señora dos Ollos Grandesm, uma das várias escolas da cidade de Lugo, e aí puderam conhecer as instalações desta escola, bem como a funcionamento do projecto junto da comunidade escolar. De seguida, decorreu no Paços do Concelho de Lugo, a recepção oficial por parte do Alcalde, José López Orozco, e a Concelleira de Xuventude, Rosana Rielo. José López Orozco agradeceu aos jovens a sua presença e pediu-lhes que se divertissem durante a sua estadia em Lugo. No final, o Alcalde de Lugo tirou uma fotografia com os jovens de Mesão Frio e de Lugo. No dia 29 à tarde, decorreu a primeira reunião de trabalho entre os “radares” que serviu para conhecerem as distintas realidades relativamente à politicas de juventude nos diferentes países e concelhos. No final da tarde, os jovens puderam conhecer um pouco da história da cidade através de uma visita guiada. Depois de jantar, os “radares juvenis” participaram numa actividade de um programa inovador do Ayuntamiento de Lugo, o MAX, Movida Alternativa Xuvenil, que é um programa alternativo para a ocupação dos tempos livres. Assim, às 23 horas de sexta-feira, dia 29 de Abril, os jovens puderam experimentar andar de patins em linha, num repleto pavilhão do Ayuntamiento. No sábado, decorreu na parte da manhã uma reunião de trabalho de forma a projectar-se a forma como irá decorrer o projecto. Da parte da tarde, os “radares” participaram num peddy papper que lhes deu a conhecer a historia e cultura de Lugo. À noite, e como actividade de encerramento, e também numa iniciativa do MAX – Movida Alternativa Xuvenil, os jovens participaram num concerto de bandas de garagem que decorreu na Casa da Música, um pequeno pavilhão usado exclusivamente para ensaiar por parte dos dezenas de bandas de garagem da cidade. O dia de domingo foi para a viagem de regresso. A meio da viagem, os “radares juvenis” de Mesão Frio pararam em Chaves para uma reunião de análise, onde ficaram patentes os resultados positivos deste fim-de-semana de intercâmbio. Nesta reunião de análise os jovens demonstraram a sua vontade em dar bom porto ao projecto e de tentar imprimir um novo estilo na participação cívica e democrática por parte dos seus parceiros de Mesão Frio no meio em que se inserem. Por fim, por vontade dos jovens “radares” realizou-se um pequeno encontro informal com o Presidente da Câmara de Mesão Frio, Alberto Pereira, que os recebeu para trocarem impressões da forma como havia decorrido o intecâmbio. Refira-se que o Autarca de Mesão Frio é, desde o início, um entusiasta deste projecto, tendo apoiado em toda a linha a possibilidade de oito jovens de Mesão Frio possam contactar com diferentes realidades europeias.
Depois deste fim-de-semana em Lugo, os jovens prosseguirão o seu trabalho nas suas cidades, implementando e realizando o Benchmarking das iniciativas de Lugo e Alessandria e, quiçá, exportar ideias de Mesão Frio para as cidades parceiras do projecto “Radares Juvenis”. No final, os resultados e experiencias do programa “Radares Juvenis serão apresentados em Bruxelas, na Comissão Europeia.