O dia 8 de setembro ficou marcado pela receção aos mais de 40 professores, do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade (AEPAN), que agora iniciam o novo ano letivo, 2023/2024. O presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Paulo Silva, acompanhado pelo Vereador da Educação, Fernando Correia e a Diretora do Agrupamento de Escolas, Aldina Pereira, deram as boas-vindas com um programa especial de acolhimento aos docentes e uma breve apresentação do Concelho, harmonizada com um almoço convívio e a oferta de lembranças do Município.
O Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio saudou todos os presentes e apresentou-se aos mais de 40 professores, alguns dos quais iniciam, pela primeira vez, o seu percurso educativo neste agrupamento de escolas e fez uma breve resenha histórica sobre a génese e o progresso da Vila, onde o seu pai, patrono do AEPAN, teve um papel preponderante. Paulo Silva deu a conhecer o seu percurso de vida e de forma muito aberta afirmou ter a pretensão de fazer mais e melhor pelo setor educativo, o que face ao orçamento municipal nem sempre é possível. Contudo, garantiu que apesar das dificuldades económicas de que padece o Concelho, “a Autarquia está disponível desde o primeiro momento, de corpo e alma. O gabinete do Presidente da Câmara estará sempre aberto para eventuais dificuldades que os professores possam vir a ter. Sei que muitos professores estão deslocados e se nós pudermos contribuir para o conforto deles, cá estaremos”, afirmou, dizendo que para isso, continua a contar com o trabalho de estreita relação entre a Autarquia e o AEPAN, desenvolvido em cooperação com o Vereador da Educação, Fernando Correia.
O Presidente da Câmara Municipal concluiu, agradecendo as palavras que a Diretora do AEPAN lhe dirigiu, reiterando que a Autarquia estará sempre disponível para ajudar, na medida do possível, o Agrupamento de Escolas no que for necessário, desejando um excelente ano letivo a todos os presentes.
A Diretora do AEPAN agradeceu a colaboração e a disponibilidade da Câmara Municipal de Mesão Frio na organização deste dia, que teve o desígnio de “dar a conhecer alguns aspetos para potenciar o nosso trabalho ao longo do ano letivo, porque temos como objetivo comum, as aprendizagens e o sucesso das nossas crianças, dos nossos jovens e das famílias do Concelho de Mesão Frio. Sozinhos pouco faríamos.", reiterou, agradecendo o apoio que a Autarquia tem vindo a conceder ao AEPAN ao longo dos anos letivos. Para concluir, a Diretora relembrou que este ano assinala-se o centenário do nascimento de António da Natividade, Patrono do AEPAN, recordando a celebração que houve em março deste ano, como um dos momentos mais marcantes do agrupamento de escolas, num “dia inesquecível, com a união de esforços entre docentes, funcionários e alunos” e lançou o repto para que mais atividades e eventos a este propósito possam vir a ser desenvolvidos.
O programa de receção e boas-vindas aos docentes arrancou bem cedo, pela manhã, na escola sede do AEPAN, com reuniões dos diferentes departamentos. Após as reuniões, a Câmara Municipal de Mesão Frio proporcionou transporte e visitas guiadas até aos lugares mais icónicos da Vila, como o Miradouro do Imaginário e o Centro Interpretativo do Barco Rabelo.
Já no Multiusos Municipal, decorreu a cerimónia, com a apresentação do Concelho, realizada por um Técnico da Educação, vários momentos musicais à mistura proporcionados por Margarida Custódio, aluna finalista deste agrupamento de escolas, os discursos oficiais e o almoço-convívio em ambiente de descontração e festa.