O projecto Ler.com/domingosmonteiro da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio, terminou no passado dia 15 de Maio, na freguesia de Barqueiros, terra de onde o escritor era natural. O objectivo deste projecto, apoiado pela Câmara Municipal de Mesão Frio e pela Fundação Calouste Gulbenkian, foi dar a conhecer a vida e obra do Escritor, natural do Concelho, Domingos Monteiro.
O projecto ler.com/domingosmonteiro, do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio, apoiado pela Câmara Municipal de Mesão Frio e pela Fundação Calouste Gulbenkian, terminou, no passado dia 15 de Maio, na terra natal do escritor, Barqueiros, depois de ter percorrido as restantes freguesias do Concelho. O projecto, que divulgou a vida e obra do escritor natural de Mesão Frio, demonstrou também que os alunos do ensino secundário da EB 2,3/sec professor António da Natividade se comprometeram totalmente com a sua missão de partilhar com a população de todas as freguesias do concelho o conhecimento construído, em sala de aula, sobre o autor, os seus contos e poemas. Neste âmbito, foi ainda fundamental a formação dos alunos na leitura em voz alta, dicção e dramatização, ministrada pelo Dr. David Carvalho. Ao longo do projecto ler.com/domingosmonteiro, participaram como contadores cerca de 50 alunos, de todas as turmas do ensino secundário. Pela sua acção, o Escritor Domingos Monteiro é agora mais conhecido no Concelho que o inspirou para a escrita dos seus contos. Simbolicamente, na freguesia de Barqueiros encerrámos o projecto, no passado dia 15 de Maio, com a leitura dos contos “Os filhos da Noite” e A mão fechada”. Pelos alunos do 10ºC, 11ºA e 12ºA.
Este projecto, da responsabilidade da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio, teve o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Câmara Municipal de Mesão Frio. A Biblioteca Itinerante acompanhou todas as deslocações dos alunos contadores às freguesias, apoiando a sensibilização para a leitura das obras do escritor. A partir desta data poderá consultar toda a informação no blogue ler.com/domingosmonteiro.