Foi no último sábado que, por volta do meio-dia, os carros clássicos entraram em fila pela Avenida Conselheiro José Maria Alpoim.
Cerca de 25 carros e 70 participantes do Clube Gondoclássicos de Portugal foram descendo e estacionando na Avenida, fazendo soar os motores e deixando a população que por aí passava de olhar curioso.
Manuel Silva, presidente do clube, não conseguia esconder o seu deslumbre naquela que foi a primeira paragem de um percurso de dois dias pelo Douro. “Escolhemos começar por aqui porque gostamos de Mesão Frio e queríamos conhecer melhor”, revela.
Após a receção de Marco Ferro, em representação do Município, os condutores aproveitaram para descansar, conversar e absorver as paisagens.
“Estamos a ser muito bem recebidos”, ia exclamando Manuel Silva entre conversas.
Entre as razões para visitar a Porta do Douro destacaram-se “as paisagens e o bem receber”. “Tivemos mesmo que vir ao Douro porque as pessoas pediram insistentemente à Direção para virmos até cá, sendo que é um dos lugares que mais gostamos de visitar”, acrescentou ainda o presidente de Gondoclássicos nesta que é a 5º visita à região duriense.
Manuel Quaresma, vice-presidente do Clube de Gondoclássicos, quis deixar também o seu testemunho. “Tenho pena de ficar aqui tão pouco tempo”, contou.
Revelou ainda que esta não é a primeira vez que visita Mesão Frio, mas as paragens anteriores “não deram tempo para conhecer o concelho”.
“No futuro gostávamos de fazer uma concentração em Mesão Frio, ficar mais tempo para conhecer e pernoitar por cá”, declarou Manuel Quaresma.
Quem também veio ao volante de um clássico foi a sua filha, Inês Quaresma, que revelou que “as paisagens foram o que mais a surpreendeu até ao momento”.
“No futuro esperamos ter ainda mais tempo para conhecer Mesão Frio”, acrescentou ainda.
Dias dos Santos e Miguel Quaresma também se juntaram à conversa. Enquanto conduziam foram apreciando os panoramas com que se cruzaram, revelando o seu fascínio pelas paisagens que iam espreitando à janela. “O Douro por si só já está apresentado”, revela Dias dos Santos quando questionado sobre o que mais o apaixona nesta região.
“Não conhecemos paisagem mais bonita do que esta”, afirmou por fim.
O Município de Mesão Frio acolheu os participantes com um Porto de Honra, onde deu a provar os Biscoitos de Vila Marim, as Broas Mineiras e as uvas das vinhas do nosso concelho.
À chegada dos condutores, o Posto de Turismo entregou ainda recordações simbólicas com panfletos de promoção turística do concelho e uma amostra dos Biscoitos de Vila Marim a todos os integrantes do passeio.
Após conversas e gargalhadas, os participantes fizeram-se à estrada em direção ao próximo destino, deixando a promessa de regressar um dia, com mais tempo, à Porta do Douro.