Foram 56 os ‘corajosos’ que se voluntariaram para, com um simples, mas nobre gesto, fazer a diferença na vida de todos nós. Numa ação concertada entre a Câmara Municipal de Mesão Frio e o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), ontem, 28 de setembro, foi promovida uma campanha de recolha de sangue no Multiusos Municipal.
Segundo o IPST, entre as 15 e as 19 horas, foi possível alcançar um total de 73 inscritos e 56 colheitas, das quais 10 são de novos dadores. Apesar de os dados revelarem uma ligeira descida relativamente à última campanha de recolha realizada em março, o balanço anual é notável, já que durante o ano passado participaram 89 dadores e este ano, 120 dadores.
A iniciativa, que tem vindo a ser realizada em Mesão Frio desde maio do ano passado, pretende consciencializar a comunidade para a necessidade de recolha de componentes sanguíneos seguros, contribuir para a manutenção e reforço das reservas existentes nos hospitais e, ao mesmo tempo, reconhecer a importância de quem se voluntaria para salvar vidas ou melhorar a saúde dos doentes.
O Município de Mesão Frio agradece ao IPST e a todos os dadores que se associaram à causa voluntária e solidária. Nunca será demais relembrar a importância deste gesto, pois quando doa sangue pode estar a salvar quatro vidas!
Fique a saber como dar sangue em: https://www.ipst.pt/index.php/pt/