O programa «Viver Mais, Viver Melhor», que contempla a modalidade de hidroterapia, na piscina municipal coberta e a modalidade de ginástica em todas as freguesias do Concelho, voltou a reunir os sorrisos dos seus utentes, muito satisfeitos por poderem estar de regresso para a nova época que agora se inicia. Sobe a monitorização de técnicos da área do desporto da autarquia, o projeto destina-se a residentes no Concelho, com mais de 65 anos, ou que não tendo a idade indicada, apresentem aconselhamento médico.
“É bom para a cabeça, para a saúde e para o convívio”, foi assim que Emília Pinto, com 65 anos de idade, nos descreveu, por breves palavras, o bem-estar que o «Viver Mais, Viver Melhor» lhe proporciona: “Estou aqui por iniciativa própria, pois aprecio muito. Ando neste programa há cerca de 5 anos, à quarta e à sexta-feira e também frequento as aulas de hidroginástica que não estão incluídas no «Viver Mais, Viver Melhor».
Sempre juntas neste programa, quem tem por hábito acompanhar Emília Pinto, é a sua vizinha mais experiente no «Viver Mais, Viver Melhor», Flávia Martins, de 85 anos de idade, que diz estar muito satisfeita: "ando aqui há mais de sete anos. Sou das mais antigas a frequentar as aulas de hidroginástica em Mesão Frio”, diz, desabafando que isto faz com lhe alivie algumas dores nos ossos: “sinto-me melhor, até a cabeça fica mais aliviada, é relaxante. Esta iniciativa da Câmara é muito boa e devem continuar!”
Jaime Amaral, de 71 anos, foi aconselhado pelo seu médico a frequentar a hidroterapia, devido a um problema de saúde na coluna e é dos utentes mais antigos do programa «Viver Mais, Viver Melhor». Diz, com um certo orgulho, que frequenta o programa há 10 anos: “esta turma foi sempre a minha desde o início” e afirma que quando o programa encerra temporariamente para férias, sente a diferença “nota-se muito a diferença. É uma pena não funcionar sempre, porque aconselho. Prefiro vir para aqui, do que fazer fisioterapia”.
Por seu turno, Rosa Félix, com 62 anos, defende que: “as pessoas deveriam aderir a isto, porque é muito bom. A hidroginástica é uma aula que eu adoro e, acima de tudo, faz-me bem à saúde. Agora que parámos durante as férias, senti que já estava a precisar. Sinto muito mais mobilidade e é indispensável para a minha saúde”.
A Câmara Municipal, para além de oferecer a frequência gratuita nas modalidades de hidroterapia e ginástica, oferece também transporte e seguro de acidentes pessoais para todos os utentes. O objetivo é continuar a proporcionar uma vida mais ativa a todos os seniores do concelho, mitigar o isolamento e incutir-lhes hábitos de vida saudáveis.