O Douro Ultra Trail teve, mais uma vez, um dos seus epicentros em Mesão Frio. Foi da Vila Porta do Douro que arrancou a distância dos 50 quilómetros, uma das mais participadas. Pouco passava das 8h30 quando o tiro de partida foi dado da Avenida Conselheiro Alpoim. Uma partida muito original, com decoração a preceito, a remeter para a tradição e imaginário das vindimas no Douro, a surpreender os atletas que não perderam a oportunidade de tirar uma fotografia antes da prova começar.
Rumo ao lugar de Brunhais, o pelotão de atletas dos 50 kms começou a subir pelo Caminho do Cerro em direção ao Miradouro da Cruz de Donsumil, onde os esperava o primeiro abastecimento, assegurado pela Junta de Freguesia de Vila Marim. Neste ponto mais alto do concelho de Mesão Frio, não faltou a calorosa receção da população, que se juntou para assistir e apoiar a passagem dos trail runners, por onde também se cruzaram os atletas do percurso de 85 kms.
Antes disso, em Cidadelhe, a Câmara Municipal de Mesão Frio garantiu o habitual posto de abastecimento aos atletas da distância mais longa, que começaram a chegar por volta das 7 horas da manhã.
Já no início da Serra do Marão e à saída do Município de Mesão Frio, as duas distâncias voltaram a trilhar percursos diferentes, para se voltarem a cruzar mais tarde perto da Senhora da Serra. Depois do ponto mais alto do Marão, os atletas desceram até Fontes, Santa Marta de Penaguião e Peso da Régua.
Todas as distâncias desta prova, que é realizada desde 2014, terminaram no Museu do Douro, onde Fernando Correia, Vereador da Câmara Municipal de Mesão Frio, ajudou a entregar os prémios do pódio e assistiu à chegada apoteótica dos atletas que superaram este duro desafio, marcado não só pelas duras condições dos trilhos, como pelas temperaturas elevadas. Foi um misto de emoções de exaustão, de superação e de satisfação pessoal para todos os atletas que terminaram a prova.
Mesão Frio fez-se representar maioritariamente na distância de 50 quilómetros da prova de corrida em montanha, realizada no dia 7 de outubro. No total, cinco atletas de equipas do Concelho fizeram frente aos rigorosos trilhos da imponente Serra Marão e dos socalcos de vinhedos da região. O fim de semana ficou marcado pela vitória das atletas Liliana Teixeira e Andreia Mota (UFC Barqueiros), como dupla feminina e pelo pódio de Fernando Moreira (Amigos do Trail de Mesão Frio) no honroso 3.º lugar do escalão veterano M50.
António Nunes conquistou o 11.º lugar no escalão veterano M50 e Rui Pinto o 15.º lugar no escalão veterano M40. Ainda na prova de 50 kms, Vítor Cardoso, nascido em Vila Marim, regressou à sua terra natal para cumprir o duro desafio, terminando em 18.º lugar no Escalão Veterano M40. O atleta Domingos Teixeira, também natural da mesma freguesia, alcançou o 8.º lugar da geral, na prova rainha de 85 kms. No trail curto de 15 kms, Júlio Pinto, da equipa Amigos do Trail de Mesão Frio, alcançou o honroso 6.º lugar no escalão veterano M50.
O DUT teve diferentes distâncias a percorrer a região: 50 kms, com partida de Mesão Frio; 25 kms, com partida de Fornelos; 15 kms em corrida e caminhada com partida de Santa Marta de Penaguião e a prova rainha de 85 kms, com partida de Peso da Régua.