No passado sábado, 14 de outubro, a Casa do Povo de Barqueiros foi palco do arranque da iniciativa do Município, ‘Teatro nas Aldeias’, que durante os próximos fins de semana continuará a levar o teatro às freguesias do Concelho, em colaboração direta com a Companhia de Teatro Filandorra - Teatro do Nordeste, de Vila Real.
Com o objetivo de descentralizar a cultura, o ciclo ‘Teatro nas Aldeias’ tem sido marcado pelo sucesso junto das diferentes gerações. Este foi mais um ano em que a acolhedora Casa do Povo de Barqueiros abriu portas, desta vez, para a representação da comédia «A Vindimeira Portuguesa…e outros contos nordestinos» do autor transmontano, António Manuel Pires Cabral. O espetáculo divertiu a plateia com a personificação da maravilhosa memória de Trás-os-Montes, repleta de histórias felizes de namoro e sedução, e também de histórias de bruxas que continuam a alimentar a oralidade das nossas aldeias.
A obra literária, publicada em 1985, foi levada a palco pelas brilhantes performances dos atores da Filandorra, com um misto de crónica, conto e recolhas etnográficas que retratam a vida do Nordeste de Portugal, região onde os valores da ruralidade, a linguagem e a literatura tradicionais mantêm uma réstia de vitalidade.
Foi um serão muito bem passado, com muito boa disposição à mistura. A digressão do ‘Teatro nas Aldeias’ prossegue agora com a representação da obra de Gil Vicente, «Pranto de Maria Parda», em Cidadelhe, dia 21 de outubro, pelas 21h30.