As ‘Tertúlias na Biblioteca’ estão de volta a Mesão Frio após o interregno de verão, já esta sexta-feira, 20 de outubro, pelas 21h30. Para a reabertura, a Biblioteca Municipal convidou a autora americana Jeannine Johnson Maia a estar presente numa conversa sobre o seu romance histórico, ‘O Rapaz do Douro’, que tem a particularidade de se iniciar em Mesão Frio, algures no século XIX.
Na presença da escritora Jeannine Johnson Maia e com as participações do escritor duriense, Manuel Igreja e da Tertúlia João de Araújo Correia, a conversa pretende-se aberta e participativa, tal como apela a autora do livro: “Como já fiz uma apresentação do meu livro em junho do ano passado, na ‘Mostra do Livro’, a minha expectativa é poder conversar com as pessoas que já tiveram a oportunidade de o comprar e ler. Será uma conversa com os participantes da tertúlia e com o público, não quero que seja apenas uma apresentação”, refere Jeannine Johnson Maia.
A autora, que conforme referiu apresentou aos leitores a sua emocionante obra durante a ‘Mostra do Livro’, na altura terá lançado o desafio a todos os presentes para que se juntassem mais tarde a falar sobre o seu romance. Agora, o repto concretiza-se, com o regresso de Jennine Johnson Maia à Vila Porta do Douro, onde a afluência foi extraordinária: “Depois da ‘Mostra do Livro’, recebi um telefonema de um senhor a dizer que era de Mesão Frio, que também era um rapaz do Douro e que não percebe como é que eu escrevi um livro tão autêntico, se eu nem sequer sou de Mesão Frio”, recorda com visível satisfação a escritora norte-americana radicada em Portugal há seis anos.
Ao longo das páginas deste romance, que mistura ficção, história e personagens reais da cultura portuguesa, é contada a narrativa de um rapaz nascido em Mesão Frio, de nome Henrique, e as suas vivências ao longo do ano de 1877, numa aventura incrível que o levará até à cidade do Porto. De entre as várias descobertas, ficamos a saber que existiam - e ainda existem - ilhas do Porto, a vida dura das carquejeiras e a delicadeza do trabalho em filigrana.
A entrada neste evento é gratuita e, como sempre, aberto à intervenção do público. Relembramos que o livro «O Rapaz do Douro» está disponível para venda na ‘Livraria As Marias’, na Avenida Conselheiro Alpoim, que marcará também presença no evento, onde terá para venda os livros da autora.
Será uma das poucas oportunidades para estar em contacto com a autora Jennnine Johnson Maia, que irá autografar os livros. Junte-se a nós nesta conversa imperdível!
#municipiodemesaofrio #mesaofrio #portadodouro #douro #regiaodemarcadadodouro #orapazdodouro #literatura #tertuliasnabiblioteca #bibliotecamunicipaldemesaofrio #cultura #escritora #romancehistorico