A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Mesão Frio, em colaboração com o Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade (AEPAN) e a Guarda Nacional Republicana (GNR), através da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário do Destacamento Territorial de Peso da Régua (Escola Segura), promoveram hoje uma ação de sensibilização sobre Bullying e Cyberbullying, junto dos alunos do 7.º ano, no âmbito do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário do AEPAN.
No auditório da escola sede do AEPAN, os alunos escutaram atentamente as explicações dos militares da GNR relativas aos tipos de bullying, características e consequências associadas, as medidas a tomar em caso de serem vítimas e ainda, formas de prevenção e os riscos inerentes ao cyberbullying, prática que tem vindo a ser cada vez mais habitual com a proliferação das redes sociais. Os militares, juntamente com os membros da CPCJ proporcionaram atividades práticas aos alunos, levando-os a refletir sobre a importância de se protegerem e de não responderem com violência.
Tânia Barandela, presidente da CPCJ e psicóloga na escola sede do AEPAN, explicou que “não é só por eu ter uma arma que tenho de atacar. Queremos que os alunos não façam da vida esse jogo, para que a escola se transforme num espaço acolhedor e seguro para todos”, disse, após uma atividade interativa que foi desenvolvida com os alunos, que consistiu em encherem um balão e o protegerem como se fosse a felicidade deles, tentando rebentar o balão dos outros colegas com um alfinete.
Junto dos alunos, a presidente da CPCJ, sublinhou, por fim, a importância de partilharem com as pessoas mais próximas os seus problemas: “Todos nós temos uma rede de suporte, um colega, um amigo, um professor, um psicólogo. Ninguém está sozinho. Há sempre alguém para proteger cada um.”
Esta iniciativa está inserida num conjunto de ações que a CPCJ está a projetar para as semanas que se seguem.