O Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, visitou esta tarde a Igreja Paroquial de Cidadelhe no âmbito da assinatura do contrato da candidatura ao Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva, da Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL).
O projeto, que obteve parecer favorável da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Norte, I.P., abrange a recuperação da cobertura, das paredes exteriores e interiores, das caixilharias e das portas e gradeamentos do edifício da igreja.
Paulo Silva, Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, agradeceu o empenho do Secretário de Estado, "uma peça fundamental" para a obra que agora tem luz verde para avançar.
Deixou a promessa de outras candidaturas que surgirão para "continuar a recuperar o restante património", com o apoio do Município à Igreja e à comunidade.
"Temos um património fabuloso e riquíssimo e cabe-nos a nós estimá-lo", afirma, demonstrando o seu agrado pela visita que permite sensibilizar o Estado para "as realidades do Interior".
"A população merece, são gentes habituadas a trabalho duro e fazem parte de um passado que devemos honrar", concluiu.
Carlos Miguel, Secretário de Estado, dirigiu o seu cumprimento a todos, sublinhando que “o facto de estarem presentes é a prova de que esta obra é importante”.
Elogiou o edifício que acolheu o momento, manifestando que "a Igreja tem esta componente de fazer parte da memória coletiva das pessoas e o Estado deve fazer a preservação desse mesmo Património".
"Este Património é de todos. Usufruído por todos. É uma porta aberta a crentes e não crentes. É algo que faz parte da vossa História”, acrescentou ainda.
O pároco Domingos Lage, em representação da Igreja Paroquial de Cidadelhe, começou por agradecer aos presentes, reforçando a importância da contribuição de todos para manter o que foi construído.
"Já que os nossos antepassados fizeram esta igreja com tanto trabalho, temos que unir esforços para a manter", afirma.
Na Igreja Paroquial de Cidadelhe esteve presente Paula Costa, Diretora-Geral da DGAL, Beraldino Pinto, vice-presidente da CCDR-N (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte), bem como o Presidente da Assembleia Municipal de Mesão Frio, Carlos Pombo, o Presidente da Junta de Freguesia de Cidadelhe, Francisco Moreira, e os restantes presidentes de Junta de Freguesia do concelho.
As obras de beneficiação da Igreja de Cidadelhe representarão um investimento de 89.880,00 euros, com uma taxa de comparticipação financiada de 50%, no valor de 44.940,00 euros.