Haverá melhor forma de começar o dia do que a rir?! Foi com Yoga do Riso que a manhã de hoje iniciou para as quase seis dezenas de seniores do concelho, a frequentar os Ateliers (Re)viver, projeto municipal, cujo arranque aconteceu ontem, 13 de novembro.
A sessão, muito agitada e animada, foi entusiasticamente conduzida pelo Embaixador do Yoga do Riso em Portugal, José Santos, que foi à antiga residência de estudantes de Mesão Frio, local onde estão a decorrer os ateliers, para falar aos nossos seniores sobre a importância de rir, porque como diz a sabedoria popular, “rir é o melhor remédio”. A frase, que parece apenas um chavão otimista, tem comprovação científica, já que a terapia do riso tem vindo a revelar-se eficaz no combate a doenças e até há evidências de que as defesas imunitárias aumentam, pois o Yoga do Riso alia exercícios de respiração e de riso, que trabalham o físico e a mente.
Que o diga Dionel Mota, um dos participantes dos Ateliers (Re)viver, da freguesia de Oliveira: “Nunca me ri tanto na minha vida, foi muito engraçado”, revelou. Emília Queirós, da freguesia de Mesão Frio – Santo André corrobora com Dionel: “Achei muito interessante, gostei muito. Estas atividades fazem-nos sair de casa e conviver. É muito bom para nós”, sublinhou. Quem esteve a sessão toda a rir-se foi Maria Idalina Almeida, da freguesia de Barqueiros, que apenas garantiu admirada: “gostei muito, adorei isto!”
Esta atividade enquadra-se no Plano de Ação dos Ateliers (Re)viver para o ano 2023/2024 e é apenas uma das primeiras iniciativas que pretende combater o envelhecimento, promover uma vida mais ativa e criativa, melhorar as relações e a comunicação, bem como envolver os seniores na vida da comunidade, fomentando-lhes o equilíbrio físico, mental e espiritual.