De mão dada e passo ordenado, foi assim que os alunos do 1.º Ciclo do Centro Escolar se deslocaram, esta manhã, até à escola sede do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade para assinalar o Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual.
Dezenas de alunos das três turmas do 3.º ano de escolaridade observaram de olhar curioso a exposição de trabalhos realizada pelos alunos do 3.º ciclo do AEPAN - Agrupamento Escolas Prof. António Natividade - Mesão Frio, alusivos à data que se assinala amanhã, 18 de novembro.
Vera Barroso, docente do AEPAN, foi quem lançou este desafio aos alunos, que “trabalharam com muito empenho e entusiasmo nos trabalhos hoje expostos”. A criatividade foi o elemento-chave após o esclarecimento da principal razão e propósito pelos quais esta data é assinalada.
“Quando foi proposta esta iniciativa eles levaram a temática mais para a parte do bullying e da violência física. Tivemos de os educar sobre o tema e daí resultaram estes trabalhos extraordinários", afirma a docente.
Organizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Mesão Frio, a iniciativa tem como objetivo “prevenir, dando conhecimento a estas crianças e jovens de quais são os riscos e perigos de que se devem proteger”.
"Sabemos que nestas idades, em que começam a fomentar as relações com os colegas, é importante mostrar-lhes o que é aceitável ou não, e o que pode ser considerado um comportamento abusivo por parte de colegas e/ou familiares", realça ainda Tânia Barandela, presidente da CPCJ.
O Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual assinala-se a 18 de novembro, com o principal objetivo de garantir a segurança das crianças, prevenindo que venham a ser vítimas deste grave tipo de crime, através de uma proteção e apoio constantes.
Saiba mais aqui: https://www.cnpdpcj.gov.pt/dia-europeu-da-protecao-das-criancas-contra-a-exploracao-sexual-e-o-abuso-sexual