Esta manhã, em dia de Feriado Municipal, o Município de Mesão Frio assinalou os 871 anos da fundação deste Concelho, com uma cerimónia no Auditório Municipal, onde foram condecoradas personalidades, instituições e funcionários aposentados da Câmara Municipal que, pelo desempenho das suas funções, contribuem para o desenvolvimento de Mesão Frio.
A sessão solene foi presidida pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e contou com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Paulo Silva, na presença do Presidente da Assembleia Municipal de Mesão Frio, Carlos Silva e demais representantes de instituições, entidades convidadas e população em geral. Assunção Lemos, Prof.ª Drª. da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, foi convidada a fazer a alocução cultural «Encontro com Mesão Frio e Rio Douro. Memória impressiva e proposta de futuro».
As comemorações tiveram o seu momento alto com as distinções honoríficas. A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, foi homenageada com a medalha de ouro da vila de Mesão Frio, por ao longo dos últimos dois anos ter prestado um inestimável apoio ao Município e à Comunidade Intermunicipal do Douro, o que se traduz em vantagens importantes para a autarquia, sobretudo nas candidaturas apresentadas e na projeção de Mesão Frio no contexto nacional. “Hoje é uma grande honra tornar-me uma cidadã de Mesão Frio. É reconfortante encontrar em Mesão Frio um local de conforto onde o nosso trabalho é reconhecido. Escolhemos dedicar os nossos esforços a permitir que o Interior possa ser mais dinâmico e não baixar os braços. Onde quer que esteja, serei sempre cidadã honorária de Mesão Frio”, disse a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Paulo Silva, agradeceu toda a colaboração e empenho que dedicou a Mesão Frio.
Com a medalha de mérito municipal, grau ouro, foram homenageados: Marco Silva, presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio desde 1989 até 2009, tendo exercido entre outros cargos de liderança e de grandes causas públicas; O Sport Clube de Mesão Frio, fundado em 1945, atualmente com mais de 100 atletas a praticar desporto nas várias camadas e vencedor de alguns campeonatos distritais; O Posto da Guarda Nacional Republicana de Mesão Frio, com 95 anos de presença no Município, pelo seu serviço prestado à comunidade e a Adega Cooperativa de Mesão Frio, a primeira cooperativa vinícola em toda a Região do Douro.
Um conjunto de trabalhadores aposentados, da Câmara Municipal de Mesão Frio, que dedicaram grande parte da sua vida a esta entidade, foi homenageado com medalhas de bons serviços: Fernando Cabral (a título póstumo), Hélder Correia, Manuel Félix, Joaquim Sequeira, Lucília Martins, Carlos Rodrigues, Maria Angelina Monteiro, José Maria Monteiro, Jorge Dique, António Macedo, Ana Adelaide Silva e Narciso Gonçalves.
O presidente da Câmara Municipal dirigiu uma palavra de apreço às entidades e aos colaboradores homenageados, reconhecendo de forma muito grata o valor e o contributo de cada um.
A sessão solene marcou, também, o arranque da centenária Feira Anual de Santo André, que este ano é realizada de 30 de novembro a 8 de dezembro.
Após a sessão solene, o Dia do Município terminou na Biblioteca Municipal de Mesão Frio, com a inauguração da exposição fotográfica «Nove Meses de Inverno e Três de Inferno», de Pedro Marnoto.