Após a sessão solene do Dia do Município, ao início desta tarde a Biblioteca Municipal de Mesão Frio inaugurou a exposição de fotografia «Nove Meses de Inverno e Três de Inferno», da autoria de João Pedro Marnoto, com a curadoria do Museu do Douro. O voo da câmara fotográfica de Pedro Marnoto trouxe até Mesão Frio imagens que perpetuam momentos de intimidade com os animais, a terra e as pessoas que nela habitam.
No ato de inauguração, para além do Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Paulo Silva, estiveram presentes o Diretor do Museu do Douro, Fernando Seara, que agradeceu o apoio do Município ao Museu do Douro. Estiveram também, convidados, representantes das entidades, associações, instituições concelhias e população em geral, que puderam apreciar a sensibilidade desta exposição fotográfica que oferece momentos sensoriais. Foi ainda apresentado o livro com o mesmo nome da exposição do autor Pedro Marnoto, que virá a Mesão Frio em meados de janeiro.
Pedro Marnoto leva-nos a viajar por nove meses de inverno e três de inferno, expressão popular que retrata bem a terra e a vivência em Mesão Frio e na Região. A força animal que lavra o campo, a mão que colhe a uva madura, o fumegar das batatas servidas com carne assada e o lume que aquece as casas e faz crepitar tradições, são também retratos fiéis como se vive esta época em Mesão Frio.
A exposição, que tem percorrido o território do Douro, de Trás-os-Montes e ainda a cidade do Porto, é de acesso livre ao público e está patente até finais de janeiro de 2024, na Biblioteca Municipal de Mesão Frio.