O evento vínico ‘Vinhos de Santo André – Portos e Tintos do Douro’, inserido na programação geral da Feira Anual de Santo André 2023, arrancou durante a manhã de ontem, 7 de dezembro. O primeiro dia foi dedicado aos vinhos tintos tranquilos dos produtores do Concelho: Adega Cooperativa de Mesão Frio, Quinta da Barca, Quinta da Rede, Quinta de São Bernardo e Quinta do Côtto.
A sessão de abertura aconteceu no antigo Edifício da Residência de Estudantes de Mesão Frio, na presença do presidente da Câmara Municipal, Paulo Silva, do presidente do IVDP- Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, Gilberto Igrejas, e de representantes da CIM Douro e da Federação da Casa do Douro.
A tarde foi dedicada aos Vinhos Tintos Tranquilos, com a palestra «Douro e Baixo Corgo: para onde Vamos?» por Paulo Russell, coordenador de marketing e comunicação do IVDP - Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, conhecedor profundo dos vinhos tranquilos e fortificados da Região Demarcada do Douro, ‘Wine Educator’ e membro da Câmara de Provadores do IVDP, crítico de gastronomia e vinhos. Paulo Russel falou-nos acerca dos desafios do Baixo Corgo. Seguiram-se as provas comentadas sobre os Vinhos Tintos dos Produtores do Concelho.
O evento prolonga-se durante o dia de hoje, com provas vínicas e palestras acerca da cultura vínica, dedicada aos vinhos do Porto, no edifício da antiga Residência de Estudantes, é aberto ao público, gratuito e limitado aos lugares sentados.