"Conceberás e darás à luz um filho e Ele será chamado filho do Altíssimo."
Evangelho segundo São Lucas
Caras e caros munícipes,
Este é o terceiro ano em que vos dirijo algumas palavras como Presidente da Câmara nesta altura tão singela do ano como é o Natal. De ano para ano, os reptos globais com que temos vindo a lidar, têm sido complexos e decisivos para o futuro da humanidade. Em 2021, enfrentávamos ainda os desafios da COVID-19 que nesse ano nos obrigaram, por exemplo, a adiar os festejos do Santo André. No ano passado lidávamos já com as terríveis consequências da guerra na Ucrânia, situação a que agora somamos a desesperada condição humanitária que ocorre na Palestina e onde tantas e tantas crianças têm padecido.
A citação evangélica que uso para dar início a este texto, fala-nos do momento sublime que representa o nascimento de uma criança. Um acontecimento que por todo o mundo significa o que de melhor revela a raça humana: esperança, amor e renovação.
O que desejo aos mesão-frienses é que possam viver este Natal imbuídos destes sentimentos tão nobres e que, todos juntos, possamos dar o devido eco aos valores que eles representam e assim continuar a crescer como comunidade durante o ano de 2024 que aí vem.
Localmente, a Câmara Municipal de Mesão Frio continuará a estar atenta aos desafios sociais da nossa atualidade e estará pronta a agir para continuar a defender e a proteger os mais vulneráveis e necessitados que entre nós habitam.
Meus amigos, desejo sinceramente que todos possamos aproveitar este período natalício para estar junto dos nossos a renovar as energias para os desafios que o novo ano nos pode trazer e continuar a aproveitar com discernimento o real valor de todas as coisas boas que o nosso quotidiano nos traz e que em tantos e tantos sítios deste mundo são negadas aos nossos semelhantes. Coisas tão simples e importantes como a saúde de que precisamos para cuidar das nossas vinhas, a alegria de poder levar os nossos filhos às nossas escolas ou a jogar à bola nos nossos clubes e a certeza de ter os nossos mais velhos e os mais vulneráveis ajudados e amparados.
Bem hajam e Boas Festas!!