A Comunidade Intermunicipal do Douro organizou, no último fim de semana, a Gala de Encerramento do Douro Cidade Europeia do Vinho 2023.
Como não podia deixar de ser, o Presidente da Câmara Municipal e o seu Executivo, a Assembleia Municipal, assim como os presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho, marcaram presença neste momento de partilha e de homenagem a todas as autarquias, parceiros, entidades e produtores envolvidos ao longo do último ano, dedicado à atividade cultural e promocional da região do Alto Douro Vinhateiro.
A Feira do Petisco, o Rali de Mesão Frio e a Feira Anual de Santo André 2023 foram os eventos âncora que integraram as mais de 600 atividades desenvolvidas nos 19 municípios e ainda em vários países da Europa e América.
Os autarcas dos municípios que integram a CIM Douro foram homenageados ao longo da cerimónia, por “na coesão terem encontrado a força para superar desafios”, uma mensagem também partilhada por Paulo Silva, Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio.
Os vitivinicultores, “obreiros do Douro”, foram também merecedores de destaque por serem “indispensáveis para o sucesso da região duriense”.
A gala, transmitida em direto no Porto Canal, aconteceu no Expo Salão de Sernancelhe e encerrou assim as comemorações no âmbito do galardão europeu, atribuído ao território pela RECEVIN – Rede Europeia das Cidades do Vinho, em 2022.