Mesão Frio promoveu, nos passados dias 3 e 4 de Junho, na Avenida Conselheiro José Maria Alpoim, uma Feira de Emprego, Qualificação, Formação e Orientação Escolar (FEQFOE). A responsabilidade do certame foi da Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio, no âmbito do projecto “3 Saberes” do Programa CLDS de Mesão Frio e contou com a participação de entidades de referência da Região Norte nas áreas de emprego, qualificação e formação.
O projecto “3 Saberes” do CLDS de Mesão Frio promoveu, nos passados dias 3 e 4 de Junho, na Avenida Conselheiro José Maria Alpoim, uma Feira de Emprego, Qualificação, Formação e Orientação Escolar, em parceria com a Câmara Municipal de Mesão Frio, Rede Social do Concelho, Gabinete de Inserção Profissional de Mesão Frio, a EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti-Pobreza – Núcleo Distrital de Vila Real, Agrupamento de Escolas de Mesão Frio. Os objectivos da FEQFOE foram a promoção do contacto directo entre as empresas, população activa e os estudantes, permitindo que as empresas apresentem os seus programas, procedimentos, formas de recrutar e as oportunidades que têm para oferecer; potenciar oportunidades de estágio e emprego; promoção do Ensino Profissional; promoção do Ensino Superior; promoção da Formação Profissional e a promoção dos saberes tradicionais. Estiveram presentes a Associação da Região do Douro para o Apoio a Deficientes, a Escola Profissional da Régua, a Escola de Hotelaria de Lamego, a Escola Profissional de Lamego, NERVIR – Núcleo Empresarial de Vila Real, a Escola Profissional do NERVIR, o Centro Novas Oportunidades de Peso da Régua, o Instituto Politécnico de Bragança, o Instituto Politécnico de Viseu, a ACIR, a Associação Douro Histórico – Projecto PALMUS - CLDS, a Competir – Formação e Serviços, a Margem – Formação e Consultoria Económica, o Centro de Formação Profissional de Vila Real, o Gabinete de Inserção Profissional de Mesão Frio, o Agrupamento de Escolas de Mesão Frio, o Gabinete de Apoio à Comunidade Educativa do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio, o Centro de Tropas e Operações Especiais de Lamego, o Centro de Recrutamento de Vila Real, a Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000, bem como os artesãos do concelho, ao nível da doçaria, tanoaria, cestaria, rendas e trabalhos em madeira. Os destinatários desta FEQFOE foram os empregados, empresários, comerciantes, desempregados, desempregados de longa duração, beneficiários do Rendimento Social de Inserção, jovens à procura do 1º emprego e a comunidade em geral. A programação da Feira inclui vários workshops, palestras e acções de sensibilização.
Estiveram presentes na sessão de abertura um representante da EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti-Pobreza – Núcleo Distrital de Vila Real, Catarina Oliveira, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, com o Técnico Superior, Álvaro Amorim, a Directora Regional Adjunta da DREN, Ema Gonçalo, o Técnico Superior das Novas Oportunidade, e Paulo Antunes, o Chefe da Unidade de Missão Douro, Ricardo Magalhães e o Presidente da Câmara Municipal, Alberto Pereira. Para Ricardo Magalhães, é necessário estancar a “hemorragia demográfica” que se vem sentido no Douro. Falando sobre a qualificação profissional, para o Chefe da Unidade de Missão Douro, “às vezes, no Douro, a valorização do conhecimento não é aquela que deveria ser, parece que andamos à pesca”. Alberto Pereira, Edil de Mesão Frio, destacou a oportunidade do projecto “3 Saberes” para o Concelho, e concretamente desta Feira de Emprego. Para o Autarca “esta Feira de Emprego, Formação, Qualificação e Orientação Escolar são a prova de que algo diferente está a ser realizado em Mesão Frio, esta Porta para o Douro, muitas das vezes adormecida e encerrada no passado, mas que no presente pretende escancarar-se definitivamente como uma Porta para o Futuro, como uma Porta para um Mesão Frio mais dinâmico, uma Porta para um Mesão Frio mais atractivo, uma Porta para um Mesão Frio capaz de se renovar.”
A Feira de Emprego, Qualificação, Formação e Orientação Escolar contou ainda com a participação do Rancho Folclórico Infantil da Casa do Povo de Barqueiros, do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barqueiros, do Rancho Folclórico de Barqueiros do Douro e do Grupo de Cantares Tradicionais de Mesão Frio.