De regresso ao Concelho de Mesão Frio, o projeto «Med On Tour» realizou rastreios de saúde gratuitos à população, de 16 a 18 de fevereiro. Os alunos de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), em colaboração com a Câmara Municipal de Mesão Frio, promoveram o voluntariado em todas as freguesias e no Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade, com o intuito de prevenir a população dos vários de fatores de risco, nomeadamente cardiovasculares.
Joana Arteiro, elemento da comissão organizadora, refere que o objetivo da iniciativa “é ajudar as pessoas e perceber o que se passa com elas. Este grupo foi composto por alunos do 2.º e 3.º anos de Medicina e para ser mais fácil e dinâmico, fizemos os rastreios por várias estações. Na primeira, fizemos a recolha de dados e percebemos como é o dia a dia das pessoas, na segunda estação medimos o peso, a altura e calculámos o IMC, na terceira, medimos as tensões e por fim, os níveis de glicemia.”
Idalina Meneses, que pela primeira vez realizou o seu rastreio de saúde com os futuros médicos, refere que este tipo de iniciativas “é muito bom, para podermos ver como é que estamos a nível de saúde”. É o seu caso, que confessou ter as tensões altas, condição maioritariamente detetada neste tipo de rastreios, como atesta Joana Arteiro da comissão organizadora: “a hipertensão arterial geralmente é a mais prevalente nas populações”.
José Fonseca de 83 anos, acompanhado pela sua esposa, sublinhou que o seu rastreio correu dentro da normalidade, sem surpresas: “os meus valores estão dentro do normal. Gosto muito que a Câmara Municipal de Mesão Frio faça estes eventos, porque traz mais qualidade de vida às pessoas, que ficam a par das doenças que têm. Apesar de irmos ao médico com alguma regularidade, não sabemos como podemos estar.”
O período da tarde do primeiro dia foi dedicado a palestras no Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade (AEPAN). No Centro Escolar, os alunos do ICBAS falaram com as crianças sobre hábitos alimentares saudáveis. Para a docente Laurinda “é importante que as crianças desde pequenas tenham contacto com pessoas que lhes saibam explicar quais os melhores hábitos alimentares, de forma a levarem esta mensagem para casa e mudar hábitos nas próprias famílias.”
Na Escola Secundária do mesmo agrupamento, os temas estiveram também relacionados com hábitos alimentares e a importância de beber água. A aluna Mafalda Fonseca afirma que “atualmente a sociedade precisa de entender a ideia de que quanto melhor comermos e quanto mais nutrientes e alimentos importantes ingerirmos, melhor vai ser a nossa saúde e o nosso quotidiano. Este tipo de iniciativas é muito importante, porque estes universitários há pouco tempo tinham a nossa idade e conseguem perceber melhor quais os nossos problemas e desafios e assim ajudar-nos.”
Carolina Neto, voluntária do «Med On Tour», sente que “ainda existe muita desinformação e que há muitas questões que as pessoas não colocam por vergonha. As pessoas gostam muito de falar e de ter alguém com quem possam esclarecer as suas dúvidas, especialmente em sítios mais pequenos. O nosso papel é importante porque é uma discussão feita de jovens para jovens.”
O Município de Mesão Frio, em parceria com a Associação de Estudantes do ICBAS, reforçou assim, a importância que o papel da medicina preventiva tem, antecipando graves problemas de saúde nas populações, o que constitui um forte pilar na melhoria da qualidade de vida, especialmente dos mais idosos.