Este ano, o Município de Mesão Frio voltou a surpreender as mulheres do Concelho no Dia Internacional da Mulher. O Presidente da Câmara Municipal, Paulo Silva e o Vereador Fernando Correia homenagearam as mulheres de Mesão Frio com o gesto simbólico de oferecer flores neste dia tão especial.
Logo pela manhã, o edil percorreu o centro urbano da Vila, dirigindo cumprimentos e sorrisos a todas as mulheres e uma flor acompanhada por um cartão onde estava inscrita a citação de uma obra de Graça Pina de Morais, importante escritora que viveu em Mesão Frio. A ação estendeu-se às ruas da Vila, ao comércio local, às várias repartições públicas de Mesão Frio, a todos os departamentos da Câmara Municipal, ao Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade, aos Bombeiros, à Santa Casa da Misericórdia e à Adega Cooperativa.
Neste dia, o Município homenageou, ainda, todas as senhoras nas redes sociais com a publicação de um vídeo constituído pelos sorrisos de mais de meia centena de mulheres representativas de todas as freguesias de Mesão Frio, dando assim eco à evocação da Mulher da Porta do Douro.
No serão do Dia Internacional da Mulher, o Município preparou ainda uma edição das “Tertúlias na Biblioteca” dedicada a esta data, evocando a memória de Graça Pina de Morais, importante escritora do século XX, que habitou na Casa das Quintans, hoje a Casa-Museu do escritor Domingos Monteiro.
O Município de Mesão Frio quer lembrar desta forma a data instituída para recordar, celebrar e dar continuidade à luta pelos direitos internacionais das mulheres, relembrando que há muitos domínios e locais do mundo onde esses direitos ainda não são cumpridos e que é importante continuar a pugnar pelos direitos, igualdade de oportunidades e não discriminação de género.