O Largo do Cruzeiro, em Mesão Frio, sofre obras de requalificação que transformará aquela zona da Vila Porta do Douro. Esta é a primeira de um conjunto de obras que integram o projecto de regeneração urbana de Mesão Frio, que contemplam ainda o arranjo urbanístico no Bairro Francisco Sá Carneiro, no Largo da Independência e na Travessa da Cerca, um investimento de 412.480,15 euros, num total de 2,850,000 euros para a totalidade do Projecto de Regeneração Urbana da Vila de Mesão Frio.
O projecto de Regeneração Urbana de Mesão Frio prossegue, desta feita com as obras de beneficiação dos espaços públicos de Mesão Frio, um investimento de 411.480,15 euros, que começou com o arranjo urbanístico do Largo do Cruzeiro, corrigindo assim um ponto negro da estrada que liga Mesão Frio à parte superior de Vila Marim. Esta obra além da recolocação do Cruzeiro, prevê ainda a reorganização do pavimento, das águas pluviais e das telecomunicações.
O Cruzeiro de Mesão Frio é um exemplo acabado da pretensão da Exposição do Mundo Português, em 1940, em Lisboa. O seu simbolismo é reproduzir o encontro de todas as raças do império português nos quatro cantos do Mundo, em cada localidade, onde foram colocados, simbolizando ainda o cruzamento da identidade de Portugal com as distintas culturas do Império Português.
O Projecto de Regeneração Urbana avançará ainda para a zona Sul da Sede de Concelho, concretamente para no Bairro Francisco Sá Carneiro, com o alargamento da rua paralela à Escola EB 2,3/ S Prof. António da Natividade e construção de uma rotunda, no Largo da Independência, as obras prevêem a reorganização do pavimento, a recolocação dos abrigos para os autocarros, que surgirão na Avenida Dr. Domingos Monteiro. As obras de Regeneração Urbana prevêem um reajuste, no lanço que liga a Av. Domingos Monteiro à Zona Industrial, o qual irá ligar nova avenida que se encontra a ser construída e que funcionará como acesso ao Centro Escolar.