“Uma mala para viajar” é o nome da atividade que aconteceu na Biblioteca Municipal, organizada pela Associação Bagos d’Ouro com o apoio do Município de Mesão Frio, onde cerca de 30 crianças desafiaram a sua criatividade na construção de uma mala pedagógica, tendo como base a Mala João-de-barro.
As crianças da Associação e da comunidade escolar do concelho, do 1.º e 2.º ciclo, estiveram acompanhadas pelos pais enquanto deram asas à imaginação e exploraram a sua veia artística, em busca de inspiração nas paisagens que nos rodeiam e em novos cenários por descobrir.
Bárbara Queirós, Gestora de Concelho da Bagos d’Ouro, mostrou-se satisfeita com a adesão dos participantes na atividade. “Aderiram de forma exemplar. Convidamos os pais e acabamos por ter as famílias inteiras a participar”, conta.
A missão da mala pedagógica passa por levar as crianças numa viagem pelo Douro, de forma a “valorizarem o que é nosso, apurando sons e cheiros, para que as pessoas vejam as coisas de uma perspetiva diferente”.
“Através de um canudo de rolo de cozinha pusemos as crianças a observar os detalhes da paisagem, focando na montanha. De volta ao interior, cada um teve a missão de recriar a sua própria montanha”, conta ainda Bárbara Queirós.
Os trabalhos realizados pela Associação Bagos d’Ouro irão culminar numa exposição que será apresentada na Feira Anual de Santo André.
A iniciativa encontra-se integrada no projeto “Faz Parte!”, um programa de educação artística que pretende combater o isolamento de crianças do Douro, que vivem em situação de carência económica e com falta de oportunidades educativas, através da implementação de programas de expressão artística, apostando assim no desenvolvimento integral da criança.