O primeiro dia do Douro em Tons de Rosé 2024 arrancou com a Sessão de Abertura, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mesão Frio.
A Mesa de Honra composta por Paulo Silva, Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, António Cunha, Presidente da CCDR-N e Luís Machado, Presidente da CIM Douro, deu as boas-vindas a todos os presentes realçando a importância deste evento para o Concelho, para a Região Demarcada do Douro e para o Norte português.
Presentes estiveram também o Presidente da Assembleia Municipal, Carlos Pombo, e os Vereadores Fernando Correia e Justina Teixeira, que apresentou as iniciativas agendadas para o evento vínico.
Os produtores concelhios e do resto da região demarcada foram, de seguida, convidados a fazer parte de um passeio de barco onde puderam apresentar as suas referências vínicas, com provas comentadas dos seus Rosés.
Cerca de 30 vinhos de 20 produtores diferentes puderam ser apreciados, analisados e comentados por diferentes jornalistas da especialidade e pelos Masters of Wine Elizabeth Gabay e Ben Bernheim que trouxeram o seu conhecimento até Mesão Frio, numa partilha única de saberes e paladares.
Após desembarcar, todos se dirigiram até a Centro Interpretativo do Barco Rabelo para uma visita guiada onde ficaram a saber mais sobre o rio Douro, as suas gentes, saberes e tradições.
Para terminar o primeiro dia de evento, os produtores de Mesão Frio foram ainda convidados a desfrutar de um jantar vínico na Quinta de São Bernardo, onde puderam partilhar de forma mais intimista, com os jornalistas e outros divulgadores do setor, os seus melhores vinhos.
Todas as iniciativas do dia foram organizadas pela Câmara Municipal de Mesão Frio tendo sobretudo em conta exponenciar a possibilidade dos produtores do Concelho poderem divulgar, promover e dar a conhecer os Rosés que se fazem no território.