O segundo dia do Douro em Tons de Rosé foi dedicado a painéis de discussão sobre diferentes temáticas. As Palestras da Vinha e do Vinho decorreram no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mesão Frio e tiveram sempre como pano de fundo os Rosés dos produtores concelhios e dos produtores convidados do resto da Região Demarcada.
Rui Soares, responsável pela viticultura da Real Companhia Velha, apresentou aos participantes no Douro em Tons de Rosé as dificuldades, desafios e caraterísticas da Viticultura de Montanha, centrando a sua palestra nas diferenças no granjeio que existem entre a viticultura tradicional e a mais moderna. Rui Soares falou ainda sobre os desafios da mecanização no Douro, numa viticultura que classificou de "heróica".
Elizabeth Gabay e Ben Bernheim, os Master of Wine convidados e especialistas em vinhos rosados, apresentaram uma comunicação muito dinâmica onde falaram dos desafios de comunicar, posicionar e comercializar os Rosés nacionais num cenário internacional muito competitivo, traçando as tendências de imagem e perspetivas comerciais dos rosés europeus nas últimas décadas.
Pedro Dias Costa, um dos enólogos da Murganheira e da Raposeira, trouxe o conhecimento e a degustação dos espumantes da Região do Távora e Varosa, que nesta edição foi a região demarcada convidada do Douro em Tons de Rosé.
Ao início da tarde, foi a vez de Paulo-Russell Pinto, do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), trazer à discussão o tema “Os Rosés envelhecem?”. Uma conversa muito participada que incluiu uma inédita prova comentada de vários rosés com alguns anos e que surpreendeu pela positiva os muitos enólogos e viticultores presentes no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mesão Frio.
O Claustro dos Paços do Concelho acolheu uma Mostra de Vinhos de produtores concelhios e do resto da Região Demarcada Douro, numa jornada de divulgação, convívio e troca de opiniões sobre os vinhos rosados dos cerca de 20 produtores presentes.
A iniciativa encerrou com animação musical a cargo da dupla Anabela Silva e João Gusmão, que acompanhou da melhor forma todos os rosés que se apresentaram a provas na terceira edição do Douro em Tons de Rosé organizado pela Câmara Municipal de Mesão Frio.
O programa do Douro em Tons de Rosé 2024 deu a oportunidade aos produtores do Concelho de divulgarem, promoverem e darem a conhecer as suas referências vínicas, ao longo de dois dias onde os rosés foram o ex-líbris de uma partilha intensa de conhecimentos, saberes e sabores, com a importante presença de jornalistas e outros divulgadores especialistas no setor do vinho.
#regiaodemarcadadodouro #municipiodemesaofrio #mesaofrio #douro #regiãodemarcadadodouro #portadodouro #riodouro #douroemtonsderose #rosé #roséwine #Vinhos #vinhodoporto #vinhosdodouro #vinhosdeportugal #vinhosportugueses #vinhorose #ivdp