Ontem, 29 de junho, foi inaugurada a obra de reconstrução da Ponte sobre o Rio Teixeira, na ligação entre os concelhos de Mesão Frio e Baião, pelo Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Paulo Silva e pelo Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira. A cerimónia oficial pública do descerramento da placa de inauguração decorreu na presença de autarcas dos dois Municípios e respetivas freguesias, da comunicação social, das entidades concelhias e da população em geral.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio esta obra simboliza “uma ponte que procurou unir vontades, congregar desejos, juntar forças e ligar ideias vindas de sítios diferentes, com o propósito de concorrer para o bem comum das populações que queremos servir. Este momento simbólico em que descerramos a placa de inauguração da Ponte da Amizade não é uma festa, mas é sim a celebração da vida comunitária, dos laços fraternos e do quotidiano partilhado entre as gentes de Baião e Mesão Frio.”
“É um momento de grande satisfação da minha parte. Esta ponte foi feita quando houve condições para ser feita. Não foi por falta de dinheiro nem de vontade, não foi por falta de condições da empresa construtora, foi porque estivemos à espera que o caudal do rio baixasse e que pudéssemos fazer uma obra que nos orgulhasse a todos”, disse o Presidente da Câmara Municipal de Baião durante a cerimónia.
A nova ponte, que custou cerca de 149 mil euros, tem um tabuleiro de cinco metros de largura, na qual agora será possível cruzarem dois carros, passou a denominar-se Ponte da Amizade e resulta de uma conjugação de esforços entre as duas autarquias, para mitigar os transtornos causados.
A cerimónia encerrou com um Porto de Honra na Zona Fluvial do Rio Teixeira, a convite do Município de Mesão Frio, aberto à população, onde o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Silva, ofereceu ao seu homólogo de Baião lembranças do Concelho. Ambos brindaram à amizade que une os dois Municípios e manifestaram o seu agrado por todo este processo célere que beneficia agora as populações dos dois concelhos.