Com o arranque de mais um ano letivo, o Município de Mesão Frio ofereceu hoje, 12 de setembro, livros de fichas aos 112 alunos que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico, num investimento total de cerca de 5 mil euros.
O Vereador com o Pelouro da Educação, Fernando Correia, esteve no Centro Escolar do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade (AEPAN), juntamente com a Adjunta da Direção do AEPAN, Ana Cardoso, a representante da CPCJ de Mesão Frio, Conceição Flor, alunos, pais, encarregados de educação, professores e auxiliares, para a entrega dos manuais escolares.
O edil deu as boas-vindas, assegurando que “a autarquia continuará a reforçar a política de apoio às famílias, promovendo uma maior equidade no acesso à Educação, esperando-se, por isso, que este seja um contributo para um ano de grande sucesso.”
Fernando Correia garantiu ainda que “a autarquia continuará a implementar o Programa da Fruta Escolar, que prevê a distribuição de fruta às crianças e que irão ser mantidas as refeições escolares, as Atividades de Apoio e Animação à Família, bem como o transporte escolar para todos os alunos, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário. Destaque ainda para a adesão do Município à Associação Bagos D' Ouro, que tem tido um papel preponderante no sucesso de 18 famílias do nosso Concelho.”
Para reforçar a aposta na educação, a autarquia está a elaborar uma candidatura aos Programas Intermunicipais de Promoção do Sucesso Escolar, no combate às insuficiências na qualidade das aprendizagens, sobretudo nos jovens em situação ou em risco de insucesso e/ou abandono escolares. Através do Quadro Comunitário Portugal 2030 estão ainda contempladas obras de melhoramento às instalações do Centro Escolar.
Também o recente acordo de colaboração da Câmara Municipal com o AEPAN contempla material escolar, fotocópias, visitas de estudo, recursos humanos técnicos na área da Psicologia, Serviço Social e Informática, dinamização de diversas atividades e ainda o aumento do Prémio de Mérito Prof. António da Natividade, de 100 euros para 150 euros, destinado aos alunos do 1.º, 2. ° e 3. ° Ciclo de Ensino Básico e de 500 euros para 750 euros, destinado ao melhor aluno do Secundário.