A Câmara Municipal de Mesão Frio dinamizou um conjunto de ações de formação em contexto escolar, destinadas a assistentes operacionais em funções no Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade (AEPAN).
No dia 3 de setembro, o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (Hospital de Penafiel) promoveu uma formação para funcionárias do AEPAN, sobre a diabetes tipo 1 (ou insulinodependente), a mais frequente em crianças e adolescentes.
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mesão Frio, organizou duas ações de sensibilização ministradas pela Enfermeira Juliana Nogueira, da Unidade de Cuidados na Comunidade Douro. O objetivo passou por elucidar a comunidade docente e não docente sobre a ação da CPCJ, como agir em situações de risco com crianças ou jovens e como as sinalizar.
Nos dias 5 e 6 de setembro, foram dinamizadas formações sobre as Necessidades Educativas Especiais, capacitando os assistentes operacionais no processo educativo/formativo das crianças e jovens.
No dia 10 de setembro houve ainda uma reunião geral com os Assistentes Operacionais sobre as principais linhas orientadoras para o ano letivo 2024/25, com a adjunta da Diretora do AEPAN, Marta Ferreira e o Vereador da Educação, Fernando Correia.
A encerrar o conjunto de formações, a Câmara Municipal, em colaboração a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mesão Frio, promoveu uma ação de formação de primeiros socorros ministrada pelo Comandante do Corpo Ativo dos Bombeiros de Mesão Frio e Enfermeiro, Pedro Poças.
São objetivos destas formações valorizar os Recursos Humanos, promover a atualização de conhecimentos e melhorar o serviço público, beneficiando toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade no novo ano letivo.