Mesão Frio voltou a ser o palco do Encontro de Mesãofrienses, um evento que reúne os nascidos no concelho que, atualmente, vivem noutras regiões do país. Esta iniciativa, que já se tornou uma tradição anual, tem como objetivo celebrar as raízes, partilhar memórias e fortalecer os laços com a terra natal.
A ideia para o encontro surgiu de forma espontânea, durante uma conversa entre Renato Silva, António Dias e Isaías Cardoso, que, motivados pela vontade de reavivar lembranças e manter o vínculo com Mesão Frio, decidiram organizar o evento. Desde então, o Encontro de Mesãofrienses cresceu em importância, sendo um momento aguardado por muitos para reencontrar amigos e familiares.
Renato Silva, um dos principais organizadores, reflete sobre a origem deste encontro, que completa quase uma década de existência.
"Nascemos aqui, mas com o tempo, deixámos de visitar com frequência. Estes encontros têm sido uma oportunidade de nos voltarmos a reunir. As pessoas valorizam este convívio, é uma forma de mantermos os nossos laços e nos reencontrarmos", conta.
Os participantes reuniram-se na Avenida Conselheiro José Maria Alpoim antes de seguirem no autocarro da autarquia para o Centro Interpretativo do Barco Rabelo (CIBAR), uma paragem obrigatória para quem deseja conhecer mais sobre a história do concelho e do rio Douro.
Para muitos, como Paulo Alves, foi a primeira vez a visitar o local. "Venho a Mesão Frio quase todas as semanas, mas ainda não tinha conhecido o CIBAR. Aprendi imenso durante a visita. Recentemente li o livro 'O Rapaz do Douro', que já me tinha dado algum conhecimento sobre a região, e hoje tive a oportunidade de complementar essa mesma informação", conta Paulo. Participa no encontro pela segunda vez e, embora não tenha nascido em Mesão Frio, tem família no concelho e faz questão de manter a ligação às raízes.
A visita terminou com um Porto de Honra oferecido pelo Município. À saída todos poderam levar uma oferta do Biscoito de Vila Marim.
Após a visita, o grupo reuniu-se no Multiusos Municipal, espaço cedido pela autarquia, para um animado almoço-convívio que prolongou o espírito de camaradagem e partilha ao longo de toda a tarde.