Hoje, 17 de outubro, assinala-se o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. A este propósito, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Mesão Frio, em parceria com o Centro Escolar do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade (AEPAN), dinamizou, esta manhã, ações de sensibilização junto das crianças do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e do Pré-Escolar.
As animadoras do AEPAN proporcionaram aos alunos do 4.º ano a hora do conto, na qual as crianças puderam projetar-se nas personagens do livro que, com determinadas dificuldades foram ajudadas por alguém. “O objetivo é que as crianças interiorizem que elas próprias também poderão ser a personagem que precisa de ajuda, que é necessário apoiar, partilhar e que levem esta mensagem com elas”, explica Tânia Barandela, presidente da CPCJ.
A presidente da CPCJ explica ainda que “o objetivo passa por sensibilizar as crianças para a questão da erradicação da pobreza, tendo como público-alvo o 4.º ano do Ensino Básico, porque sentimos que já têm sensibilidade para pensar fora do seu círculo, já são mais atentas ao outro e às necessidades do outro.”
Com as crianças do Pré-Escolar foi desenvolvida uma atividade que consistiu em confecionarem panquecas saudáveis. No final, houve um lanche partilhado entre todos, para elucidar as crianças de que há sempre alguém que tenha um bocadinho menos, com que podemos partilhar: “com estas ações, adequadas às diferentes faixas etárias, já estamos a dar um passo para ajudar eliminar estas dificuldades e incutir a partilha”, afirma Tânia Barandela.