


























A Associação dos Amigos do Museu do Douro embarcou numa jornada pelo nosso Concelho, no âmbito da iniciativa “Conhecer o Território”.
O dia iniciou com uma visita à Casa-Museu Domingos Monteiro, onde o grupo teve oportunidade de saber mais sobre a vida e obra do escritor barqueirense, assim como dos escritores que fizeram deste lugar residência literária, como João Pina de Morais e Graça Pina de Morais. “Já tínhamos falado da possibilidade de visitar Mesão Frio devido às presenças que temos marcado nas iniciativas do Município, nomeadamente nas “Tertúlias na Biblioteca”, revela Helena Gil, presidente da Associação.
A freguesia de Barqueiros acolheu de seguida este encontro com um passeio para conhecer as casas natal de Domingos Monteiro e dos irmãos António Ramalho e Evaristo Monteiro Ramalho.
Nesta visita os Amigos do Museu do Douro ficaram ainda a conhecer Bruno Guedes, artesão da freguesia que se dedica à produção de castanhetas, usadas no folclore de Barqueiros. “Tivemos oportunidade de ver as castanhetas nas suas diferentes fases de construção”, conta Helena Gil.
Para culminar este dia repleto de descobertas, o grupo visitou o Centro Interpretativo do Barco Rabelo, onde aprenderam mais sobre a história do rio Douro e os seus arrais.
“Ficamos muito agradados com esta visita. Temos o objetivo de dar a conhecer o território, principalmente estes lugares carregados de história”, foram as palavras da presidente da Associação dos Amigos do Museu do Douro após um dia a visitar lugares que “têm outro significado quando lhe associamos os artistas que os embelezam”.
A iniciativa “Conhecer o Território” continuará pela Região Demarcada do Douro, em busca das melhores histórias e das paisagens que a região tem para oferecer.