O Município de Mesão Frio recebeu o ‘Prémio Viver em Igualdade’, da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG). Nesta 7.ª edição da iniciativa, foram distinguidas 58 Câmaras Municipais, duas Comunidades Intermunicipais e uma Junta de Freguesia. A cerimónia aconteceu no dia 24 de outubro, em Vila de Rei, onde estiveram o Vereador, Fernando Correia e a Conselheira Interna para a Igualdade, Dalila Ferreira.
A atribuição do prémio surge do resultado de boas práticas quanto à Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, resultado da implementação do II Plano Municipal para a Igualdade de Género de Mesão Frio e Não Discriminação ‘Mais Igualdade para Mesão Frio’, durante os últimos dois anos, em vigor até 2026.
O Vereador Fernando Correia, no seu discurso, referiu que "mais do que uma distinção, é uma responabilidade para o Município, o que nos faz querer continuar a fazer mais."
O ‘Prémio Viver em Igualdade’ é uma iniciativa bienal, promovida pela CIG, no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação ‘Portugal + Igual’. Está inscrita nos três planos nacionais de ação, que definem objetivos em matéria de igualdade entre mulheres e homens, prevenção e combate à violência contra as mulheres e violência doméstica e combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade de género e características sexuais.
Mesão Frio foi assim reconhecido, juntamente com mais 58 municípios, de um total de 308, como um dos melhores locais para viver em igualdade.