O Presidente da República, Cavaco Silva, visitou Mesão Frio, no passado dia 16 de Março, para inaugurar a Rua Prof. António da Natividade e o Centro Escolar de Mesão Frio. Foi a primeira visita de um Presidente da República a Mesão Frio após o 25 de Abril de 1974, no entanto, a segunda de Cavaco Silva, que em 1993 havia visitado a Porta do Douro enquanto Primeiro-Ministro.
O Presidente da República chegou, acompanhado por Maria Cavaco Silva e pelo Secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa, Paulo Júlio, ao final da tarde a Mesão Frio, tendo sido recebido por Alberto Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, ao que se seguiu a entoação do Hino Nacional pelo Grupo de Cantares Tradicionais de Mesão Frio e guarda de honra por parte dos Bombeiros Voluntários de Mesão Frio. Após um breve encontro entre Cavaco Silva e Alberto Pereira, no Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Mesão Frio, o Presidente da República, apreciou um momento de folclore pelo Rancho Folclórico de Barqueiros do Douro, e inaugurou a Rua Prof. António da Natividade, forma que o atual executivo municipal encontrou para homenagear o primeiro Presidente de Câmara Municipal de Mesão Frio pós Revolução dos Cravos e que, enquanto autarca, tudo fez para que Mesão Frio fosse munido das infraestruturas necessárias para uma melhor qualidade de vida para os seus munícipes.
O dia foi de inaugurações em Mesão Frio... Depois de uma rua, o Presidente da República, acompanhado por Alberto Pereira, Autarca de Mesão Frio, foi recebido no Centro Escolar de Mesão Frio pelo Rancho Folclórico da Casa de Barqueiros de Mesão Frio. Após nova demonstração do património etnográfico e do folclore do Concelho, Cavaco Silva e Alberto Pereira descerraram a lápide que marcou a inauguração oficial do Centro Escolar de Mesão Frio, um equipamento ultra moderno destinado à Educação e que é composto por 15 salas de aulas, uma biblioteca, uma sala de informática, um pavilhão desportivo, refeitório e cozinha, gabinetes de apoio para professores e um gabinete para os encarregados de educação e para a associação de pais. Seguiu-se a Bênção do espaço pelo Bispo da Diocese de Vila Real, D. Amândio Tomás, e o Hino de Mesão Frio cantado pelas crianças de Mesão Frio para o Presidente da República.
Já no interior do Centro Escolar, e perante os convidados da Câmara Municipal de Mesão Frio, Armando Moreira, Presidente da Câmara Municipal de Vila Real aquando António Natividade era Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, relembrou aos presentes o carácter e a determinação daquele que, a partir daquele dia, passou a ter, na terra que ajudou a desenvolver, nome numa rua. Seguiram-se os discursos de Alberto Pereira, autarca de Mesão Frio, que também relembrou a relevância de António da Natividade para Mesão Frio e salientou a importância do Centro Escolar para a educação das gerações vindouras. A presença do Presidente da República em Mesão Frio, um Concelho do interior do País, foi para Alberto Pereira uma oportunidade para demonstrar as preocupações das gentes do interior. Alberto Pereira aproveitou a visita do Presidente da República para apelar “à solidariedade institucional para que se possa salvar o futuro destas gentes e destas terras que também são Portugal”, demonstrando ainda sua preocupação quanto ao “encerramento de serviços públicos de proximidade”.
O Presidente da República, Cavaco Silva, aproveitou a inauguração daquele espaço para abordar a Educação e a sua importância para o futuro das gerações vindouras. Para o Presidente da República “hoje o desafio é a luta contra o abandono precoce da escola, o insucesso escolar, pela qualidade e excelência no ensino, pela dignificação e respeito dos professores e pela ligação dos pais e comunidade à escola”, considerando ainda o investimento em equipamentos como aquele que inaugurou em Mesão Frio, como o “investimento mais reprodutivo que se pode fazer” em Portugal.
Mesão Frio foi o primeiro de quatro Concelhos do interior do país a serem visitados por Cavaco Silva durante os dias 16 e 17 de Março. Cavaco Silva visitou ainda os Concelhos de Mirandela, Alijó e Sabrosa.