Como manda a tradição, comemorou-se o Dia do Município, a 30 de novembro, inserido na programação da Feira Anual de Santo André. Na Sessão Solene Oficial foram atribuídas distinções honoríficas no Auditório Municipal. Foram condecoradas personalidades, instituições e funcionários aposentados da Câmara Municipal que, pelo desempenho das suas funções, contribuem para o desenvolvimento de Mesão Frio.
A cerimónia foi encabeçada por Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal, na presença do presidente da Assembleia Municipal, Carlos Pombo Silva, entre outras forças vivas do Concelho.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio frisou aspetos importantes sobre o trabalho e as conquistas da sua gestão autárquica até ao momento, além das perspetivas para o seu último ano do mandato. O discurso incidiu nos três anos de trabalho à frente do Município, com referência aos desafios enfrentados e a motivação para continuar a desenvolver Mesão Frio. Paulo Silva salientou ainda o esforço contínuo de promover a participação ativa da comunidade, de forma construtiva e solidária, mantendo o Município unido e centrado no bem-estar da população, ao recordar os valores do 25 de Abril, como a liberdade e a memória histórica.
Relativamente aos projetos e investimentos realizados, Paulo Silva frisou o trabalho de fundo realizado para garantir recursos para Mesão Frio, ao mencionar a evolução na obtenção de fundos comunitários, que aumentaram significativamente, possibilitando, desta forma, investimentos na eficiência energética, no turismo, na cultura e no desporto.
O presidente sublinhou também a recuperação e a valorização do património, nomeadamente a antiga Residência de Estudantes, a título de exemplo um projeto bem-sucedido. Além disso, enfatizou a relação estreita com as associações locais, o papel das instituições no fortalecimento da comunidade e a colaboração institucional.
Paulo Silva encerrou com um agradecimento aos munícipes e afirmou que o trabalho realizado, especialmente nas áreas de ação social, cultura e desporto, tem tido impacto direto na população.
As comemorações tiveram o seu momento alto com as distinções honoríficas. O Presidente da Câmara Municipal atribuiu o Voto de Louvor Municipal aos militares do Programa Escola Segura de Mesão Frio, da Guarda Nacional Republicana: “estão todos os dias junto de alunos, pais, professores e pessoal não docente, assegurando que as nossas Escolas constituam o local ideal para a promoção da Educação em ambiente saudável.”
Com Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, foram homenageados: José Arnaldo Lima e António José Almeida, que entregaram uma parte importante das suas vidas à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mesão Frio. Para além dos Bombeiros, António José Almeida espalhou ainda a sua boa vontade, interesse pelo próximo e compromisso solidário com a Cruz Vermelha e com a Santa Casa da Misericórdia.
Com a mesma Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, foi ainda homenageado a título póstumo, o Coronel Arlindo Ferreira, Capitão de Abril, neste ano em que se cumprem os 50 anos da Revolução e que o mesmo ajudou a fazer e a consolidar: “Mesão Frio não pode deixar cair a memória do Coronel Arlindo Ferreira, a memória dos seus atos e a memória do seu valor. Saibamos todos ser dignos do legado que o Arlindo ajudou a deixar ao País, celebrando todos os dias a Liberdade e a Democracia”, disse o Presidente da Câmara Municipal. A Casa do Povo de Barqueiros foi homenageada pelos seus 90 anos de atividade: “Sei que uma nova Direção tomou muito recentemente posse. Espero sinceramente que possam e saibam dar continuidade ao enorme legado quer do folclore, quer da cultura de Barqueiros que recebem em mãos, e assim honrar a tradição, a força e o querer das várias gerações de barqueirenses”, afirmou ainda.
Foram ainda condecorados os trabalhadores da Autarquia que se aposentaram após anos de dedicação à causa pública, com Medalha de Bons Serviços, Grau Ouro: Amadeu Cruz, José Pértiga, Maria Ludovina Miranda, Maria Manuela Almeida, Gaspar Fernandes, Maria de Fátima Cardoso, António Pinto, Maria do Sacramento Pinto, António Isaías Nazário e Manuel Barros.
Após a sessão solene, foram inauguradas duas exposições, na Biblioteca Municipal: «Percursos pela arquitetura popular no Douro», com curadoria do Museu do Douro e «Faz parte! Mesão Frio», com curadoria da Bagos D’Ouro, paralelamente às atividades do Mercado Medieval que abriu portas neste dia marcado por tradição, honra e memória à História de Mesão Frio