







Os alunos do 10.º e 12.º ano, do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade (AEPAN), assistiram, esta segunda-feira, 24 de fevereiro, a duas sessões informativas sobre violência no namoro, um dos temas que preocupa cada vez mais a comunidade educativa.
A iniciativa foi dinamizada pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), através da Equipa Móvel de Apoio à Vítima (EMAV), em articulação com os Serviços de Ação Social do Município, contando como parceiro o AEPAN.
No auditório da escola sede, a APAV elucidou e sensibilizou os alunos para a responsabilidade coletiva de denunciarem situações que possam constituir qualquer forma de violência verbal, psicológica, relacional, física ou sexual. Pretendeu-se com esta ação combater comportamentos abusivos ou violentos entre os jovens.
Esta ação/medida enquadra-se no plano de ação externo, na área da educação, com um objetivo geral de promover a cidadania e a educação para a igualdade, abordando a prevenção de violência de género e a violência doméstica junto da comunidade escolar.
A sessão informativa surge no âmbito do II Plano Municipal para a Igualdade de Género e Não Discriminação de Mesão Frio 2023-2026 - «Mais Igualdade para Mesão Frio» da Câmara Municipal, uma iniciativa financiada pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, pelo Portugal 2020 e União Europeia/Fundo Social Europeu, tendo como organismo intermédio a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.