




















Os Ateliers (Re)viver realizaram mais uma enriquecedora visita cultural, organizada pela Câmara Municipal, à Casa das Quintãs, em Mesão Frio, antiga propriedade e residência do falecido escritor mesão-friense, Domingos Monteiro e dos escritores João Pina de Morais e Graça Pina de Morais.
João Teixeira, representante da Casa-Museu Domingos Monteiro, cuidador do espaço e amigo próximo da família do escritor, guiou os seniores numa visita pela histórica residência e pelo encantador jardim romântico onde viveu o escritor, advogado, jornalista e editor, Domingos Monteiro.
Já passaram mais de 120 anos desde que o escritor Domingos Monteiro nasceu, mas a sua marca perdura nesta Casa-Museu, onde é possível contactar com o seu espólio pessoal.
Os seniores visitaram a imensa área envolvente e a Casa-Museu, que refletem a época e o estilo de vida, e que conservam o ambiente do extremado gosto do escritor e do paisagismo da época. Os jardins fantasiosos da propriedade maravilharam os visitantes com o seu requinte romântico.
Cada recanto da casa foi uma descoberta para os seniores, nesta rara oportunidade de explorar o legado literário e pessoal de Domingos Monteiro, mas também a beleza e a história de um lugar que consolidam a memória do escritor que, mais de um século após o seu nascimento, continua a influenciar a região.
Para reserva de visitas, contacte: https://www.cm-mesaofrio.pt/pages/764?poi_id=107