







































































Os Alio Vírio prestaram uma emocionante homenagem aos fundadores da Associação durante uma Grande Gala realizada no passado sábado, 15 de março, no Pavilhão Social da escola sede do Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade. O cantor Marante, natural da freguesia de Barqueiros, concelho de Mesão Frio, foi o convidado especial, numa noite repleta de momentos marcantes e de profunda emoção, que celebraram a cultura, a música, a memória e o reconhecimento.
O presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Paulo Silva, usou da palavra e enalteceu a importância desta iniciativa para o desenvolvimento cultural do Concelho: "Estou contente por tudo o que aconteceu esta noite e, sobretudo, pelo que este evento representa no contexto da contínua aposta no enriquecimento cultural de Mesão Frio que o meu Executivo tem vindo a fazer desde há três anos e meio. Temos encorajado, desafiado e procurado envolver as Associações recreativas, culturais e desportivas do Concelho na vida social do Município", afirmou.
O autarca mesão-friense garantiu ainda que iniciativas semelhantes serão incentivadas: "O que hoje assistimos aqui, nesta magnífica noite, será em breve replicado por outras instituições congéneres do Concelho e é um caminho que a Câmara Municipal apoia e incentiva, para que as nossas populações residentes e aqueles que nos visitam tenham acesso a uma oferta cultural cada vez mais variada. Com esta gala, reforça-se o compromisso de Mesão Frio com a cultura e com a valorização das suas instituições locais, promovendo uma comunidade mais envolvida e dinâmica.”
Nesta iniciativa que contou com o apoio, a colaboração e o investimento da Câmara Municipal de Mesão Frio, foram homenageados os fundadores da Associação e todos aqueles que das mais variadas formas têm colaborado com o trabalho e a ação desta agremiação cultural, recreativa e desportiva.
Para além da atuação do cantor Marante, que interpretou a solo vários dos seus temas conhecidos do grande público, a cerimónia contou ainda com a atuação do Grupo Mesão E(n)canto e da Escola de Música Municipal dos Alio Vírio, que numa colaboração muito especial, acompanharam a voz inconfundível de Marante. Uma atuação conjunta inédita e que deixou o imenso público presente maravilhado.
O Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barqueiros, o Grupo Alma Supra e o Padre Marcos Alvim, animaram a plateia em vários momentos inesquecíveis, conduzidos pela apresentadora Andreia Gonçalves.
O momento foi também dedicado aos mais pequenos. A oficina de dança Bibliodance proporcionou uma experiência envolvente, onde as crianças, tendo por base um vídeo dos anos 90 do grupo de dança Alio Vírio, reproduziram coreografias semelhantes.
Mariana Machado, presidente dos Alio Vírio, agradeceu todo o empenho, colaboração e ajuda da Câmara Municipal e dos elementos que constituem a Associação: “Creio que foram cumpridos os objetivos traçados pela Associação graças ao apoio e à colaboração de muitos intervenientes que, de mãos dadas, abraçaram com determinação e empenho esta tarefa, para que tudo corresse de forma a honrar todos os homenageados e convidados presentes. Com todo o empenho de alguns membros da Associação e da Câmara Municipal de Mesão Frio particularmente, na pessoa do senhor presidente, que desde o início não regateou esforços e com todos os seus colaboradores, chegamos a bom porto”, mencionou.
O Pavilhão Social da escola sede do Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade apresentou-se quase irreconhecível, após a transformação total efetuada pelos serviços da Câmara Municipal que tornaram o espaço numa acolhedora e atraente sala de espetáculos.
A Gala Anual Alio Vírio uniu tradição, talento e emoção, demonstrando que a valorização da cultura é a alma de uma comunidade viva e unida.