

































































































































A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mesão Frio (AHBVMF) assinalou este domingo 87 anos de dedicação à comunidade, com um programa de celebração marcado por homenagens aos bombeiros, dirigentes e benfeitores. A cerimónia incluiu promoções, distinções honoríficas e a bênção de uma nova viatura operacional. Entre os homenageados, destacou-se António Almeida, o anterior presidente da Direção da AHBVMF, que recebeu a Medalha de Serviços Distintos – Grau Ouro.
O presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Paulo Silva, esteve presente nas comemorações do 87.º aniversário desta instituição. No seu discurso enalteceu o trabalho do Corpo Ativo, da Direção e do Comando e reafirmou o compromisso do Executivo Municipal com a segurança e o bem-estar da população: “A Câmara Municipal está e estará sempre presente e pronta para ajudar os nossos bombeiros. Enquanto eu liderar a Autarquia, o socorro e a segurança dos mesão-frienses será sempre uma prioridade e, por esse motivo, durante estes quase quatro anos, vimos aumentar significativamente o apoio aos nossos Bombeiros, o que nem sempre aconteceu no passado. Congratulo-me com a aquisição desta viatura, que vem colmatar uma dessas necessidades, motivo por que todos nos devemos orgulhar, verificando a Autarquia que os apoios estão a ser bem aplicados. Pessoalmente, manifesto o meu apoio a esta Direção, para que continue na senda de cada vez mais tornar esta Associação moderna e preparada para os desafios que aí vêm”, afirmou.
O presidente da Câmara Municipal entende também que é com estes investimentos que o Corpo Ativo poderá desempenhar melhor as suas funções: “Fui Comandante do Corpo Ativo durante quase 25 anos e por esse motivo conheço perfeitamente as carências que precisam de ser rapidamente colmatadas. Queremos um Corpo Ativo mais bem preparado, com melhores condições e motivado”, disse o Comandante do Quadro de Honra da AHBVMF, concluindo: “Honra e glória aos nossos bombeiros!”
As cerimónias protocolares tiveram início junto ao quartel, com o hastear das bandeiras, a que se seguiu um desfile dos efetivos até à Igreja de Santa Cristina, onde foi celebrada uma missa pelo Pároco Domingos Lage, em honra dos bombeiros, benfeitores e sócios falecidos. No final da solenidade, teve lugar a romagem ao cemitério municipal para a deposição de uma coroa de flores no monumento de homenagem ao Bombeiro.
De regresso às imediações do quartel da AHBVMF para a receção oficial às entidades convidadas, foi batizado o Veículo de Comando - VCOT 02, equipado com meios de comunicação e equipamentos de apoio à decisão, direção e comando de operações de socorro, de acordo com as normas e regulamento de especificações técnicas dos veículos operacionais dos corpos de bombeiros. Marco Nunes, gerente e representante da empresa MesãoCar, apadrinhou a viatura e procedeu ao descerramento da respetiva placa alusiva.
Seguiram-se as intervenções protocolares, cuja mesa de honra foi formada por Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Carlos Pombo, presidente da Assembleia Municipal de Mesão Frio, Pedro Poças, comandante da AHBVMF, Manuel Macedo, presidente da Direção da AHBVMF, Hernâni Carvalho, presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Vila Real, Hélder Santos, vice-presidente da Mesa do Congresso da Liga de Bombeiros Portugueses, Miguel Fonseca, comandante sub-regional do Douro da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e o presidente da Mesa da Assembleia Geral da AHBVMF, Nuno Machado.
Os discursos convergiram num agradecimento unânime aos Homens e Mulheres que fazem parte da história desta associação, reconhecendo o seu inestimável serviço público de proteção e socorro à população.