











































































Os oito alunos e quatro professoras italianos que visitaram Mesão Frio no âmbito do Erasmus+ estiveram no Centro Interpretativo do Barco Rabelo (CIBAR) a conhecer a história destas embarcações e da região duriense.
De seguida, dirigiram-se aos Paços do Concelho onde foram recebidos pelo Executivo Municipal e por uma atuação dos Ateliers (Re)viver, que interpretaram alguns temas musicais, dando a conhecer temas da música popular portuguesa.
O Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Paulo Silva, acompanhado pelo Vereador Fernando Correia, recebeu o grupo no Salão Nobre, expressou o seu apreço pela visita e destacou a importância da iniciativa Erasmus+ na projeção do Concelho e da região do Douro a nível internacional. Como gesto de hospitalidade, ofereceu-lhes uma recordação da Autarquia: uma peça de cerâmica pintada à mão com o Brasão do Município de Mesão Frio.
“Estamos muito satisfeitos por vos ter aqui e por esta semana de partilha de experiências. Esta iniciativa do Erasmus+ é de extrema importância para levar o nome de Mesão Frio e da região do Douro além-fronteiras”, afirmou o autarca.
Em jeito de despedida, a Câmara Municipal de Mesão Frio providenciou um jantar convívio para o grupo italiano, os alunos que os receberam e os professores que os acompanharam ao longo da semana. A refeição, à base de comida tradicional portuguesa, foi harmonizada com os vinhos da Adega Cooperativa de Mesão Frio, como forma de dar a conhecer os néctares durienses às professoras visitantes.
O jantar teve lugar na adega de uma quinta tradicional do Douro, um espaço cedido pela Quinta Barqueiros D’Ouro, em colaboração com a Câmara Municipal.
Ao longo da semana, os estudantes italianos do 7.º e 8.º anos da região da Sicília ficaram alojados em casas de alunos do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade, proporcionando-lhes uma verdadeira imersão na vida quotidiana local. Durante a estadia, tiveram a oportunidade de conhecer de perto as tradições do Concelho e os seus produtos endógenos.
O Erasmus+ integra-se no Living Peace International, um projeto que promove colaborações e parcerias a nível global, criando uma vasta rede de iniciativas em prol da paz e da cooperação entre diferentes culturas.