






Os Ateliers (Re)viver, em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Douro, realizaram uma sessão informativa sobre envelhecimento ativo, na Biblioteca Municipal de Mesão Frio. A iniciativa reuniu profissionais de saúde e idosos interessados em obter mais conhecimentos sobre estratégias para um envelhecimento saudável e ativo.
Os Enfermeiros Jorge Sousa e Juliana Nogueira abordaram temas essenciais como a importância da atividade física regular, a alimentação equilibrada, a saúde mental e a socialização na terceira idade. Durante a palestra, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e partilhar experiências sobre os desafios e benefícios de manter um estilo de vida ativo.
A iniciativa incluiu ainda momentos práticos, em que os mais velhos puderam experimentar exercícios simples e dinâmicas interativas voltadas para a estimulação cognitiva e motora, com destaque para a importância de prevenir doenças e fortalecer a autonomia dos idosos.
"Queremos incentivar a comunidade a olhar para o envelhecimento como uma fase de novas oportunidades, onde a qualidade de vida pode e deve ser mantida através de práticas saudáveis e do convívio social", afirmou Juliana Guedes, técnica responsável pelos Ateliers (Re)viver.
A ação integra um conjunto de iniciativas promovidas pelos Ateliers (Re)viver e pela UCC Douro, que visam proporcionar melhor qualidade de vida aos idosos, fortalecendo redes de apoio e incentivando a adoção de estilos de vida saudáveis.