










O Município de Mesão Frio foi distinguido com o galardão – Bandeira de Mérito Social/2025, distinção/marca da ANGES – Associação Nacional de Gerontologia Social.
A distinção reconhece o Programa Municipal ‘Ateliers (Re)viver’ como uma medida de considerável impacto social no Concelho, especialmente na promoção do bem-estar, desenvolvimento social e construção de uma sociedade mais inclusiva e solidária.
A cerimónia de atribuição realizou-se ontem, 25 de março, em Oliveira do Bairro. Na sessão, estiveram o Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Paulo Silva, acompanhado pela Gerontóloga do Município, Ana Queiroz, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Ramalho e o Presidente da ANGES, Ricardo Pocinho. O evento juntou mais de 400 pessoas, para celebrar o mérito social, num contexto de valorização da inovação social.
O Programa Municipal ‘Ateliers (Re)viver’ tem como objetivo promover uma vida mais ativa e criativa para os idosos, favorecendo o fortalecimento das relações sociais. Através das suas atividades, pretende-se retardar o processo de institucionalização, estimulando um envelhecimento saudável e inclusivo. O programa contribui para a melhoria da qualidade de vida, saúde física e mental, socialização, autoestima e fortalecimento dos vínculos entre gerações. Além disso, atua na prevenção de problemas como a solidão e a depressão, promovendo a troca de conhecimentos e a valorização das experiências entre idosos e jovens. O programa também estimula a cognição e promove o bem-estar individual, destacando-se como uma boa prática de políticas públicas e um modelo a ser seguido por outras iniciativas que visem a inclusão social na terceira idade.
Esta prática de mérito social foi analisada por um júri e submetida a uma matriz de avaliação, num conjunto de 532 candidaturas submetidas, tendo sido distinguidas cerca de 160 instituições, entre as quais, municípios, freguesias e associações.