




















A Biblioteca Municipal de Mesão Frio recebeu, no dia 28 de março, o evento "Radares em Movimento", que reuniu vários programas Radar Social de cerca de 30 municípios dos distritos do Porto, Vila Real, Viseu e Guarda.
Cecília Loureiro, Coordenadora do Radar Social de Mesão Frio, deu as boas-vindas às cerca de cem pessoas presentes.
O Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Paulo Silva, referiu que este “investimento representa uma aposta num modelo de desenvolvimento social mais inteligente, próximo e humano, que permite identificar e acompanhar pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade antes que os problemas se tornem mais graves ou irreversíveis".
Margarida Cascarejo, Diretora da Unidade de Desenvolvimento Social do Centro Distrital de Vila Real, congratulou as técnicas do Município de Mesão Frio pela organização do evento e destacou a importância de discutir presencialmente as dificuldades e desafios enfrentados pelas diversas equipas do Radar Social.
Cecília Loureiro afirma que "o nosso projeto tem sido muito bem recebido pela comunidade mesão-friense, temos conseguido chegar às pessoas por nós sinalizadas e por isso podemos dizer que está a ser um sucesso. É uma inspiração dado que é fundamental continuar a construir um território mais justo, coeso e humano.".
O Radar Social é um projeto de georreferenciação de territórios e pessoas em situação de risco de pobreza, isolamento, exclusão social ou discriminação, que visa implementar um sistema que capacitará o Município de Mesão Frio a dar respostas eficientes e a otimizar recursos, aumentando a eficácia das ações das entidades locais.