Foi inaugurado hoje, dia 29 de junho, o Núcleo Museológico e Experimentário, no âmbito do desenvolvimento do Projeto de Aprendizagem pela Partilha (APP), do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. A sessão de abertura da inauguração foi levada a cabo pela Diretora do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio, Aldina Pereira, pelo coordenador do projeto, Nuno Paula Santos, pelo diretor do Serviço de Educação e Bolsas, da fundação Calouste Gulbenkian, Manuel Caramelo Rosa e pelo presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Alberto Pereira.
O APP surge em 2010, no âmbito da candidatura a um projeto de combate ao insucesso e absentismo escolar, apresentada pelo Agrupamento de Escolas de Mesão Frio à Fundação Calouste Gulbenkian.
Alberto Pereira, na sessão de abertura começou por agradecer à Fundação Calouste Gulbenkian o trabalho que está a desenvolver e destacou a importância do projeto para Mesão Frio, salientando que, tendo em conta “o contexto social em que nos encontramos, as dificuldades que as crianças têm, passados quarenta anos, ainda não temos o que têm as grandes cidades. É graças a estas instituições, como a Fundação Calouste Gulbenkian, que nós estamos a caminhar para esse ponto de chegada. Eu não tenho a menor dúvida, que este projeto vai ajudar os nossos alunos a ultrapassarem algumas desigualdades. É com muita satisfação que hoje vejo que o nosso ciclo começa a fechar-se, começando a ter as condições das grandes cidades”.
O Núcleo Museológico e experimental está a funcionar a partir de hoje, nas instalações da antiga Escola Primária Professora Maria Angélica Passos Coelho, em Mesão Frio.