Em Mesão Frio encontram-se já a decorrer dois cursos de formação do Centro de Emprego de Vila Real, nos quais participam cerca de quarenta formandos, nos cursos de Bar e Mesa e Cozinha. Esta aspiração de formar os munícipes surge no âmbito de um pedido de apoio ao nível dos recursos humanos por parte do Grupo CS Hotéis à Câmara Municipal. Este importante grupo hoteleiro prevê ainda o início da construção do tão reclamado “Douro Marina Hotel” para este ano. Nesta sessão de esclarecimento, o Presidente e Administrador do Grupo CS Hotéis, Eng. Carlos Saraiva, destacou que é importante que este projecto seja acarinhado por toda a comunidade. A sua presença nesta sessão de esclarecimento deveu-se, sobretudo, para alertar as pessoas quanto à importância que a requalificação profissional possa vir a ter num futuro muito próximo. Durante o seu discurso, sensibilizou as pessoas para as distintas necessidades que o futuro Douro Marina Hotel, ao nível dos recursos humanos, enumerando a exemplo, uma série de possibilidades de emprego. Segundo Carlos Saraiva, o Douro Marina Hotel poderá criar, inicialmente, “cerca de 240 postos de trabalho, directos. No entanto, com o avançar do projecto este número poderá ser largamente ultrapassado”. Nota importante no seu discurso foram também os alertas que lançou: este projecto apenas será possível se existir uma enorme envolvência entre os habitantes locais, as instituições do concelho e da Região Demarcada do Douro e o Governo. Outro alerta que partiu por parte do Presidente do Grupo CS Hotéis foi dirigido a todos os presentes. Carlos Saraiva falou para os presentes e pediu que não olhem para estes cursos de formação como um ganha-pão, mas sim como uma oportunidade de vida de forma a aprenderem uma nova profissão. O mesmo aproveitou ainda para destacar o impacto que um projecto, como o Douro Marina Hotel, poderá ter num concelho como o de Mesão Frio, bem como para a Região Demarcada do Douro.
O autarca de Mesão Frio, Marco Teixeira da Silva, perante tal panorama, mostrou-se surpreendido pela receptividade das pessoas ao convite da Câmara Municipal para esta sessão de esclarecimento. No seu discurso, o edil mesãofriense defendeu a ideia que havia sido colocada por Carlos Saraiva, ao dizer que “a concretizar-se a vinda destes cursos de formação de adultos para Meão Frio, olhem para eles como uma oportunidade. A Câmara Municipal tudo fará para que todos os projectos estruturais para Mesão Frio sejam uma realidade.”
Marco Teixeira da Silva, Presidente da Câmara Municipal de Mesão, está desde sempre na frente de batalha, no que diz respeito ao projecto do Douro Marina Hotel. Havia sido um grande apoiante do “galátco” Mário Ferreira, “pai” do projecto do Douro Marina Hotel, e continua a sua luta para que este se torne uma realidade. Para este autarca, “foi importante a vinda das pessoas a esta sessão de esclarecimento. Se até aqui olhavam para o Douro Marina Hotel como uma miragem. Hoje e aqui ouviram o empreendedor do projecto. Ouviram-no e questionaram-no, ouviram-no dizer que possivelmente ainda será uma realidade no corrente ano, que irá, ao contrário do que a contra-informação diz, realmente necessitar de mão-de-obra e que a preferência será dada a todos os munícipes. Espero que com esta sessão de esclarecimento as pessoas tenham ficado sensibilizadas que não bastam aparecer investidores. Será importante que os mesãofrienses se qualifiquem de forma a que possam candidatar-se a um futuro emprego, seja ele no Douro Marina Hotel, seja no Solar da Rede, seja numa residencial ou em outro lado qualquer da região e da país. O mesmo se aplica a todos os potenciais investidores. Mesão Frio é neste momento um concelho onde os negócios irão aparecer. São vários os investidores que têm solicitado reuniões de trabalho com a Câmara Municipal, contudo, não bastam aparecer investidores no concelho.”
A terminar, a empresa que se encontra a candidatar todos estes cursos informou todos os presentes para todos os aspectos técnicos que se seguirão. No final, foi visível que as pessoas estavam elucidadas do que se passaria daquele momento em diante, como também era visível a esperança com que todos saíram desta sessão de esclarecimento: o Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Marco Teixeira da Silva, por sentir que o futuro de Mesão Frio já começou, o Presidente do Grupo CS Hotéis, Carlos Saraiva, por constatar que o Douro Marina Hotel não é já um projecto apenas seu, é um projecto de um concelho e de uma região. As pessoas por sentirem que o futuro para eles está muito perto e que as possibilidades deste ser risonho é alta.