A cada ano que passa, a Feira Anual de Santo André vai adquirindo um certo teor moderno mantendo, no entanto, o aspecto tradicionalista que a torna única. Conseguem, singularmente, unir o tradicional e o moderno, o rural e o mais urbano, o popular e o mais elitista. As Feiras Anuais de Santo André conseguem, a cada ano que passa, perdurar no tempo e sempre com enorme fulgor.
Desde 1930, a Feira Anual de Santo André tem início no dia 30 de Novembro e atrai a Mesão Frio gente oriunda dos quatro cantos do país, tornando-se um símbolo do Concelho e um evento ímpar na Região Demarcada do Douro. Aqueles que a visitam, encontram os mais variados produtos regionais. No entanto, a Feira Anual de Santo André possui características que a tornam única. A Feira de Gado Pecuário, que já vai na sua XIX edição, a corrida de cavalas, os ranchos folclóricos e cantares ao desafio, entre outros. Tudo isto se reveste de um certo simbolismo ao ser-lhes associado o frio, dito de “Santo André”.
A Feira Anual de Santo André de 2009 inicia-se a 28 de Novembro, no entanto, o seu “verdadeiro dia” é, no dia 30 de Novembro como dita a tradição, e prolonga-se até ao dia 8 de Dezembro. O cartaz cultural que a acompanha possui características distintas: concursos de gado, feira equestre, exposições, literatura e folclore.
Mantendo a tradição de bem receber, Mesão Frio terá o prazer de receber todos os que a Mesão Frio se dirigirem a fim de participar na Feira Anual de Santo André.