O acesso aos canais nacionais de televisão vinha sendo, em Mesão Frio, motivo de quebra-cabeças quer para a Câmara Municipal, quer para os habitantes de todo o concelho. Devido à topografia do concelho, grande parte dos munícipes tinha um acesso deficitário, e nem sempre nas melhores condições, aos canais de televisão.
De forma a erradicar este problema de uma vez, a Câmara Municipal de Mesão Frio procedeu à instalação de um posto retransmissor de televisão no Monte de S. Silvestre, freguesia de Vila Jusã, para que todos os lugares do concelho de Mesão Frio tenham acesso à totalidade de canais televisivos transmitidos analogicamente. Desde a passada quarta-feira, dia 17 de Março, todos os mesãofrienses que desejam aceder a qualquer dos canais nacionais RTP 1, RTP 2, SIC e TVI basta orientar as antenas para o Monte de S. Silvestre e sintonizar os referidos canais.
Para Marco Teixeira da Silva, edil da autarquia mesãofriense, “foi um processo complicado e moroso mas que finalmente vejo concluído. Devido à topografia do concelho ser tão acidentada, nem todas as habitações tinham acesso a alguns canais televisivos. Com a instalação deste posto retransmissor, espero, de uma vez por todas, ver o problema do acesso à televisão resolvido. Sei que as populações “sofreram” um pouco pois viam-se privadas de ver as suas novelas preferidas e o futebol, no entanto, têm de compreender que este foi um esforço financeiro da autarquia e não podia ser feito de ânimo leve. Primeiro foi realizado um levantamento do terreno para se perceber qual a solução que mais nos convinha. Identificada a solução, trabalhou-se de forma rápida para que todos tivessem acesso aos canais de televisão. Com este micro repetidor, a Camara Municipal de Mesão Frio garante o acesso à totalidade dos canais transmitidos analogicamente e garante, num futuro muito próximo, o acesso à Televisão Digital Terrestre (TDT). Não sendo uma competência da Câmara Municipal a instalação deste tipo de equipamentos, sentimos a obrigação de o prestar pois, ao longo dos mandatos como Presidente da autarquia, a minha principal preocupação foi, é e será resolver o problema do quotidiano dos meus munícipes. Se para isso são necessários sacrífios, assim seja. No entanto, no final de cada processo, apenas me preocupo com um aspecto: foram ou não os munícipes bem servidos?”
De referir que antes da instalação deste posto retransmissor, a Câmara Municipal de Mesão Frio possuía um posto para o mesmo efeito na freguesia de Barrô, em Resende, que utilizava tecnologia retrógrada, fazendo com que as populações ficassem momentaneamente sem acesso aos canais televisivos.