Dando continuidade a um ciclo de conferências que a Mesa da Assembleia Municipal de Mesão Frio iniciou no passado mês de novembro, realizou-se pela segunda vez, um colóquio, desta feita, orientado por Nuno Aires Montenegro, professor doutor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, médico, chefe e diretor do serviço de ginecologia e obstetrícia do Hospital de São João, na cidade do Porto. «Evidências científicas da vida antes de nascer» foi o tema que esteve em análise, tendo como moderador o presidente do órgão deliberativo, Eduardo Miranda. A iniciativa, destinada a todos os munícipes, contou com o apoio da Câmara Municipal de Mesão Frio e realizou-se durante a tarde do dia 22 de dezembro, no Auditório Municipal.
O presidente da Mesa da Assembleia Municipal, Eduardo Miranda, deu início ao colóquio, tendo apresentando uma breve biografia do orador e conterrâneo, Nuno Aires Montenegro que, acabou a Licenciatura em 1978 e trabalha atualmente na cidade do Porto. Todavia, mantém residência há largos anos em Vila Marim, freguesia do concelho de Mesão Frio, que visita regularmente. Demonstrando-se entusiasmado por estar em “casa”, o médico, chefe e diretor do serviço de ginecologia e obstetrícia do Hospital de São João, começou por cumprimentar todo o público presente, explicando que o colóquio tratou-se de “um desafio para a plateia que não é, nem de longe nem de perto, obrigada a dominar os assuntos da ciência.” O médico mostrou-se ainda disponível a participar em futuras palestras, garantindo: “estarei cá sempre que puder. Eu gosto deste tipo de conversas, porque também são um desafio para mim”.
Nuno Aires Montenegro apresentou uma série de slides, começando por falar sobre a preparação da vida, ao esclarecer, através de imagens, as várias fases em que esta surge no ventre materno. Estágios de gravidez, interrupção da gravidez, exames, formas de diagnóstico, diferenças entre embrião e feto, técnicas de reprodução assistida em laboratório e estatísticas sobre a baixa de natalidade a nível nacional, foram os temas expostos e que estiveram em discussão. No final, Eduardo Miranda agradeceu a demonstração de saber dada por Nuno Montenegro, mostrando-se surpreendido: “fiquei verdadeiramente impressionado com o facto de conseguirmos saber até onde vai a vida às 10 semanas, data limite estabelecida por lei para a interrupção da gravidez”.
Alberto Pereira, presidente da Câmara Municipal Mesão Frio, fazendo-se acompanhar pela Vereadora Cristina Major, agradeceu a presença do médico e orador, com a sua “verdadeira lição de saber”. “Ninguém ficou indiferente à forma como apresentou esta temática”, disse, agradecendo e congratulando o médico pela forma “simples” com que se expressou durante o colóquio. No final, o público colocou dúvidas e questões sobre o tema exposto, mostrando-se fascinado com a quantidade de conhecimentos adquiridos durante uma hora e meia, período de tempo em que durou colóquio. A próxima iniciativa organizada pela Mesa da Assembleia Municipal está agendada para o dia 19 de janeiro de 2014 e o tema estará relacionado com as crianças que carecem de necessidades educativas especiais.