Município de Mesão Frio junta à mesma mesa “jovens” sénior de todo o concelho
É já um marco no calendário de todos os idosos e de todos os “jovens” Séniores do concelho o S. João organizado pela Câmara Municipal de Mesão Frio. É já um facto que ao convite da Câmara Municipal, anualmente, estes respondem em massa e de forma afirmativa.
Este ano, tal como nos anos que passaram, a Câmara Municipal de Mesão Frio organizou o S. João, na praia fluvial do rio Teixeira, estando presente cerca de quatrocentos idosos e “jovens” em idade sénior. Sardinhas, um mega-churrasco, bom vinho e um rico caldo verde foram servidos para os cerca de quatrocentos munícipes que participaram nesta iniciativa da Câmara Municipal. A parte da manhã foi, tal como nos anos passados, para colocar a conversa em dia, entre pessoas que apenas se vêem nestas iniciativas da Câmara Municipal e que num passado longínquo se sentaram lado a lado nas “carteiras” da escola e nas “ruas e vielas” da vida. Depois do belo repasto, é hora de expulsar todas as energias para fora. Pessoas a dançar, a jogar e a conversar, aproveitam este dia para reviverem sensações que, com o pesar dos anos, só lhes é possível viver graças a iniciativas como esta da Câmara Municipal de Mesão Frio.
Contudo, este ano, diversas surpresas foram guardadas para este dia. A Câmara Municipal de Mesão Frio apresentou a esta faixa etária do concelho aquelas que são as suas principais respostas de futuro para combater a enorme crise que se instalou na sociedade: foram apresentados o Cartão Municipal Social, o Cartão Municipal do Idoso e o Piquete Móvel de Pequenas Reparações. Durante o seu discurso, o Presidente da Autarquia de Mesão Frio, Marco Teixeira da Silva, aproveitou para explicar aos presentes a forma como irão funcionar estes cartões. Mas o dia não era para assuntos “tão” sérios e logo se voltou a conviver e festejar.
Na óptica do edil mesãofriense, Marco Teixeira da Silva, “este S. João seja do idoso, seja sénior, é já um compromisso com os munícipes desta faixa etária do meu concelho. Enquanto dirigir os destinos do concelho estou proibido de não o realizar. É, em dias como este, que venho buscar forças para continuar a lutar por Mesão Frio. É, ao ver o rosto de felicidade de todos estes meus conterrâneos e que lutaram muito por terem o concelho que têm, que ganho forças para encarar o dia-a-dia da difícil tarefa de ser Presidente de Câmara. Esta iniciativa e o passeio anual da Câmara Municipal de Mesão Frio são já um marco no calendário destas pessoas e posso dize-lo que sê-lo-á por muitos anos, pois são iniciativas como estas que justificam a nossa luta diária: servir os que hão-de vir e confortar os que lutaram pelo nosso concelho.”
Este dia de convívio terminou com jogos populares e com um pequeno lanche que vem também ganhando um espaço nestas iniciativas, o qual consiste num enorme bolo, que é distribuído por todos os presentes. As actividades e iniciativas continuam já de seguida com o passeio anual da Câmara Municipal, o qual, este ano, surpreenderá todos os mesãofrienses.