Passados cinco anos, a Câmara Municipal de Mesão Frio vê finalmente a luz ao fundo do túnel. O Plano de Pormenor da Rede, documento importantíssimo para o futuro do concelho, foi finalmente colocado à discussão pública. No passado dia 2 de Junho, foi deliberada a abertura do período de discussão pública da proposta do Plano do Pormenor da Rede e, no passado dia 26 de Junho, com a publicação em Diário da República, abre-se o período em que os cidadãos podem consultar aquele que é, sem a menor dúvida, um dos documentos mais importantes para o futuro do concelho.
De salientar, que este projecto é vital para o futuro do concelho pois permite, depois de longos anos de luta, que o projecto do Douro Marina Hotel possa finalmente avançar. Este Plano de Pormenor da Rede “tem como objectivos estabelecer: a criação de uma nova identidade do aglomerado urbano da Rede pela acção planeada e potenciação dos valores naturais, edificados e humanos existentes; obter uma melhor integração paisagística das novas construções mediante o uso correcto de materiais, soluções construtivas e formais; valorizar os espaços pedonais articulando os vários equipamentos e espaços públicos existentes; requalificar os espaços públicos em geral e dotar todas as edificações de infra-estruturas básicas; dotar a região de uma oferta turística e de lazer de excelência definindo padrões de qualidade que constituam um incentivo local e regional para futuros investimentos; criação directa de cerca de duas centenas de postos de trabalho e sustentabilidade dos pequenos fornecedores e serviços locais e regionais e a fixação da população activa local; criação de condições favoráveis a investimentos privados no património edificado actual.”
Mesão Frio tem surgido nos últimos meses como o concelho com maior taxa de desemprego e para alterar este panorama, a Câmara Municipal de Mesão Frio, tem apostado em Formação Profissional, de forma a preparar os seus munícipes para uma nova realidade do concelho. Com a aprovação do PP da Rede e a construção do Douro
Marina Hotel, Mesão Frio passa a ter um empreendimento privado capaz de chamar a si muitos dos desempregados do concelho e tem sido prioridade do Município formar pessoas que possam ser integradas nos vários empreendimentos turísticos que estão a surgir em Mesão Frio.
Para Marco Teixeira da Silva, presidente da autarquia, é ,por estes dias, um Presidente de Câmara feliz, pois como o próprio refere “com a conclusão do Plano de Pormenor, documento pelo qual lutei e lutamos arduamente para que fosse concluído o mais rapidamente possível e de forma responsável, Mesão Frio, concretamente na Rede, pode ver finalmente um futuro próspero. Com a aprovação do PP da Rede, passa a ser possível a construção de uma grande projecto privado, que é o Douro Marina Hotel, o qual resolve muitos dos problemas do concelho: ajuda a resolver o problema do desemprego, ajuda a resolver o problema que é o de não termos capacidade hoteleira para acolher os turistas que nos visitam, entre outros. Gostaria de salientar aqui o enorme papel do Engenheiro Ricardo Magalhães, da Unidade de Missão Douro e do Dr. Paulo Gomes, Vice-Presidente da CCDR-N, que, comigo, lutaram muito para que este PP conhecesse o seu epílogo. O Eng. Ricardo Magalhães e o Dr. Paulo Gomes, tal como eu, sempre olharam para o PP da Rede como uma oportunidade de futuro que não podia ser olhada de forma irresponsável pois com este PP Mesão Frio e a Região Demarcada do Douro cria condições para se ter um resort capaz de atrair investimentos indirectos. A construção do Douro Marina Hotel ajuda a resolver os problemas de Mesão Frio e de toda uma região que necessita deste tipo de investimentos.”
O PP da Rede irá estar exposto no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Mesão Frio e poderá ser consultado por qualquer cidadão que manifeste interesse.