A peça teatral «Rosas de Sangue» esteve em cena, durante dois dias, em Mesão Frio, numa produção da companhia de Vila Real, Urze Teatro. Esta espécie de documentário teatral ficcionado, que explora os meandros da violência doméstica exercida sobre as mulheres, foi levada ao palco da Biblioteca Municipal, no dia 16 de novembro, numa sessão exclusiva destinada aos alunos do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade e no dia 17 de novembro, dirigida à comunidade em geral.
Inspirado em testemunhos reais de pessoas que foram vítimas de violência, o espetáculo aborda os enredos de quatro mulheres que partilham as histórias dramáticas de medo e de terror a que foram sujeitas. Em comum, não escondem o que viveram e fizeram. Em consequência das agressões por parte dos seus companheiros, cometeram crimes, para se libertarem dos atos de violência que sofreram ao longo de anos.
Ambos os espetáculos serviram como um forte alerta à sociedade civil, sobretudo aos jovens estudantes do agrupamento de escolas com mais de 14 anos de idade, para um tema tão sensível, como é a violência doméstica, contribuindo para que casos como estes sejam denunciados e banidos da sociedade.